Planejamento, produção e aplicação de uma disciplina prática na modalidade à distância no curso superior de tecnologia em Jogos Digitais

  • Alan Henrique Pardo de Carvalho FATEC
  • Diego Marques de Carvalho UFABC

Resumo


A oferta da Educação à Distância (EAD) na graduação tem trazido vantagens e desafios. Com o objetivo de contribuir com as discussões voltadas à formação de profissionais para a indústria de jogos digitais, o artigo apresenta o processo de planejamento, desenvolvimento e condução de uma disciplina ministrada na modalidade EAD. São detalhados aspectos relativos à escolha do ambiente de desenvolvimento, do conteúdo programático, sistema de avaliação e integração com outras disciplinas. Constatou-se que a experiência foi bem-sucedida, tanto em relação ao aprendizado dos alunos como pela sua própria percepção sobre a disciplina, trazendo subsídios para o seu aperfeiçoamento e abrindo caminhos para futuras discussões sobre experiências similares.
Palavras-chave: educação à distância, formação profissional, curso superior de tecnologia, graduação

Referências

Baade, J. H., Colombi, F. C., Zunino, H. M. W. e Martins, Q. C. (2020). Experiência de oferta de disciplina na modalidade EAD em centro universitário de Santa Catarina. Série Educar-Volume 3 Tecnologia, página 28.

Barros, M. G. F. B., Miranda, J. C., Costa, R. C., et al. (2019). Uso de jogos didáticos no processo ensino-aprendizagem.

Carmo, C. R. S. e Carmo, R. d. O. S. (2020). Tecnologias de informação e comunicação na educação a distância e no ensino remoto emergencial. Conhecimento & Diversidade, 12(28):24 –44.

Costa, C. R., Pereira, B. C., Barboza, L. C., e Alves, E. R. (2021). Uma proposta de atividade prática virtual para licenciandos em química. XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.

Cristaldo, H. (2022). Censo: matrículas em cursos superiores de EAD superam presenciais, [link], Outubro de 2022.

de Sousa, M. A., Sarmento, T. A., e Morais-Costa, F. (2018). Os desafios da implantação da modalidade EAD em cursos de graduação presenciais. Multifaces: Revista de Ciência, Tecnologia e Educação, 1(1).

Guedes, A. M. S., de Souza, T. S. A., de Azevedo, I. F., Noronha, W. F. R., e Alves, F. R. V. (2019). A engenharia didática como ferramenta para a concepção de um objeto de aprendizagem aplicado ao ensino de probabilidade. Research, Society and Development, 8(11):058111430.

Guimaraes, A. L., Leal, A. C. M. D., Argento, H. A., e Lemos, N. L. (2016). Uma reflexão sobre aprendizagem baseada em jogos digitais educativos em EAD. SIED: EnPED-Simposio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância.

MEC (2016). Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia. Ministério da Educação, Brasília, 3. ed.

Mendes, T. G. (2011). Jogos digitais como objetos de aprendizagem: apontamentos para uma metodologia de desenvolvimento. Anais do X Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital-SBGames2011, páginas 1–8.

Paiva, C. A. e Tori, R. (2017). Jogos digitais no ensino: processos cognitivos, benefícios e desafios. Anais do XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, páginas 1–4.
Publicado
24/10/2022
Como Citar

Selecione um Formato
CARVALHO, Alan Henrique Pardo de; CARVALHO, Diego Marques de. Planejamento, produção e aplicação de uma disciplina prática na modalidade à distância no curso superior de tecnologia em Jogos Digitais. In: TRILHA DE INDÚSTRIA – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 1167-1176. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.226028.