Videogame “Detonado”: Análise e ranqueamento dos atributos de videogames de nona geração e as diferenças nas preferências entre gênero e faixa etária

  • Mário do Amaral Nascimento UNESA

Resumo


O artigo teve como objetivo descobrir quais atributos são considerados importantes em um videogame de nona geração e qual a relevância destes para o consumidor. Além disso, levantar o perfil sociodemográfico do gamer e verificar as diferenças de preferencias entre os atributos. Para isso, realizou-se uma survey, distribuída nos principais grupos gamers do Facebook, obtendo 413 respondentes. Para verificar as diferenças entre as variáveis sociodemográficas foi utilizado o teste não paramétrico de Wilcoxon-Mann-Whitney e de Kruskal-Wallis. Foram descobertos e ranqueados 39 atributos, bem como percebida diferenças significativas nas notas atribuídas por gênero e faixa etária. Entender os atributos de um produto bem como o perfil de um consumidor é de suma importância não somente para os participantes dessa indústria, mas também para futuros estudos acadêmicos no tema.
Palavras-chave: videogames, atributos, jogador, gênero, jogos

Referências

19° Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2018-2022. (2020) PWC, 2018. Disponível em: https://www.pwc.com.br/pt/outlook-18.html. Novembro.

A.J Van Rooij, R. Daneels, S. Liu, S. Anrij, J. Van Looy. (2017) “Childrens Motives to Start, Continue, and Stop Playing Videogames: Confronting Popular Theories with Real-World Observations.” Current Addiction Reports. vol. 4(3). p. 323–332.

A. Marchand, T. Hennig-Thurau, (2013) “Value Creation in the Videogame Industry: Industry Economics, Consumer Benefits, and Research Opportunities.” Journal of Interactive Marketing. vol.27(3), p.141–157.

A. Nascimento. (2013) “A microeconomic analysis of the competition in the home console videogame industry.” Tese de Doutorado. Massachusetts Institute of Technology.

C.C Liu. (2017) “A model for exploring players flow experience in online games.” Information Technology & People. vol. 30(1), p.139–162.

García-Sánchez, P. Antonio, M.M; Castillo, P. A.; Pérez I.J. (2019) “A bibliometric study of the research area of videogames using dimensions ai database”, Procedia Computer Science. v. 162.

I.J.L. Gammarano. (2018) “Segunda chance só no videogame: competição mercadológica e valores envolvidos no processo de consumo de videogames.” Revista Contribuciones a la Economía.

Griffiths, M; Davies, M. N; Chappell, D. (2004) “Online computer gaming: a comparison of adolescent and adult gamers.” Journal of Adolescence. v.27(1). p.87– 96.

Hair, J. F.; Black, W.; Barry J. B. (2009) “Análise multivariada de dados.” 6. ed. Porto Alegre. Bookman.

K. Dhargalkar, K. Shinde, Y. Arora. (2016) “A universal new product development and upgradation framework.” Journal of Innovation and Entrepreneurshipp. vol.5, p. 27.

Landsman, V.; Stremersch, S. (2011) “Multihoming in two-sided markets: An empirical inquiry in the video game console industry. Journal of Marketing” v. 75, n. 6, p. 39-54.

M.M Higuchi. (2018) “Digital Games Platforms: a literature review, na empirical assessment of quality and exclusivity in video-game.” Market and a study on Project management. São Paulo.

Mokhlis, S.; Yaakop, A. (2012) “Consumer Choice Criteria in Mobile Phone Selection: An Investigation of Malaysian University Students. International Review of Social Sciences and Humanities. “v2, p.203-212.

Peter, J.P.; Olson, J.C. (1996) “Consumer behavior and marketing strategy.” 4th ed. Chicago: Irwin.

R. Guins. (2016) “Video and Computer Games.” Oxford Bibliographies, 2016. Estados Unidos.

S. Gallangher, S.H. Park. (2003) “Scoring video games' standard contributions.” IEEE Potentials, vol. 22, no. 2, p. 4-14.

Okazaki, S; Mendez, F. (2013) “Exploring convenience in mobile commerce: Moderating effects of gender. Computers in Human Behavior. “v. 29(3), p. 1234– 1242.

X. Wang, D.H, Goh. (2017) “Videogame Acceptance: A Meta-Analysis of the Extended Technology Acceptance Model.” Cyberpsychology, Behavior, and Social Networking. vol. 20(11), p. 662–671.

Yee, N. (2021) “Female Gamers.” Quantic Foundry. 19 jan. 2017, https://quanticfoundry.com/2017/01/19/female-gamers-by-genre/, Outubro de 2022.
Publicado
24/10/2022
Como Citar

Selecione um Formato
NASCIMENTO, Mário do Amaral. Videogame “Detonado”: Análise e ranqueamento dos atributos de videogames de nona geração e as diferenças nas preferências entre gênero e faixa etária. In: TRILHA DE INDÚSTRIA – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 1212-1216. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.224652.