Ninguém me ensinou: um jogo digital sobre educação sexual para adolescentes

  • Nathália de Tarso R. dos Santos UNEB
  • Flávia Vitorio Oliveira UNEB
  • Lia Jaquiane da S. Sousa UNEB
  • Janaína R. da Purificação UNEB
  • Quécia R. dos Santos UNEB
  • Bianca M. Pestana UNEB
  • Suiane Costa Ferreira UNEB

Resumo


A inserção dos games no debate sobre a educação sexual apresenta-se como uma possibilidade de aprendizagem de novos conceitos, através da interação do jogador com o ambiente do jogo, suas regras e o seu contexto de vida. Desse modo, ao incorporar princípios favoráveis à aprendizagem, os games podem se constituir como tecnologias intelectuais na medida em que potencializam o desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras, sociais e afetivas. Este trabalho apresenta o desenvolvimento do jogo digital “Ninguém me ensinou” para mediar, de modo interativo e reflexivo, o debate sobre educação sexual entre adolescentes. Foram obedecidas as seguintes etapas: conceito, planejamento, prototipagem, produção e aplicação/avaliação. O jogo foi inicialmente testado com adolescentes em conjunto com a aplicação do questionário EGameFlow.
Palavras-chave: jogos digitais, educação sexual, Adolescência

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Publicado
24/10/2022
SANTOS, Nathália de Tarso R. dos; OLIVEIRA, Flávia Vitorio; SOUSA, Lia Jaquiane da S.; PURIFICAÇÃO, Janaína R. da; SANTOS, Quécia R. dos; PESTANA, Bianca M.; FERREIRA, Suiane Costa. Ninguém me ensinou: um jogo digital sobre educação sexual para adolescentes. In: TRILHA DE SAÚDE – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 1356-1360. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.225995.