Jogos digitais e o estímulo das funções executivas entre estudantes universitários: uma revisão sistemática
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi realizar um mapeamento da literatura para investigar como os jogos digitais podem se constituir em um lócus que estimule as funções executivas entre os estudantes universitários. O mapeamento foi realizado em diferentes bases de dados, identificou quatro artigos que atendiam ao objetivo de investigação. O reduzido número de produções científicas encontradas revela uma lacuna no cenário da pesquisa nacional e internacional. Entretanto, foi possível perceber que os jogos digitais podem estimular determinadas habilidades cognitivas dos estudantes-jogadores, porém nem todos os gêneros de jogos estimulam todas as funções executivas, sendo necessário realizar escolhas específicas.
Referências
Chen, YQ; Hsieh S. The relationship between internet-gaming experience and executive functions measured by virtual environment compared with conventional laboratory multitasks, PLoS ONE, v.13, n.6. p.1-16, 2018.
Buelow, TM; Okdie MB; Cooper, BA. The influence of video games on executive functions in college students, Computers in Human Behavior, v.45, p.228–234, 2015.
Jiwal S., Jain P., Jain K.A. Impact of Playing Action and Puzzle Video-games on Attention and Executive Function: A Comparative Study, J Physiol Pharmacol., v. 63, n.2, p. 122–129, 2019.
Ramos K.D., Fronza O.A.C.F., Cardoso L.F. Jogos eletrônicos e funções executivas de universitários, Estudos de Psicologia, v.35, n.2, p. 217-228, 2018.
Ramos, D.K. et al. Intervenções com jogos em contexto educacional: Contribuições às funções executivas, Psicologia: Teoria e Prática, v.21, n.2, p. 294-315, 2019.
Ramos, D.K.; Segundo, F.R. Jogos Digitais na Escola: aprimorando a atenção e a flexibilidade cognitiva. Educação & Realidade, v.43,n. 2, 2018.
Santos, W.S.; Alves, L. Pensamento aritmético, suas relações com as funções executivas e as contribuições dos jogos digitais: um estudo com alunos universitários, Interfaces Científicas, v.9, n.2, p. 51-65, 2020.
Veiga, EAU et al. Riscos de adoecimento ocupacional em profissionais da saúde que atendem pacientes com COVID-19: revisão integrativa. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2021;29:e3455.