Jogos digitais e o estímulo das funções executivas entre estudantes universitários: uma revisão sistemática

  • Flávia Vitorio Oliveira UNEB
  • Suiane Costa Ferreira UNEB

Resumo


O objetivo desta pesquisa foi realizar um mapeamento da literatura para investigar como os jogos digitais podem se constituir em um lócus que estimule as funções executivas entre os estudantes universitários. O mapeamento foi realizado em diferentes bases de dados, identificou quatro artigos que atendiam ao objetivo de investigação. O reduzido número de produções científicas encontradas revela uma lacuna no cenário da pesquisa nacional e internacional. Entretanto, foi possível perceber que os jogos digitais podem estimular determinadas habilidades cognitivas dos estudantes-jogadores, porém nem todos os gêneros de jogos estimulam todas as funções executivas, sendo necessário realizar escolhas específicas.

Palavras-chave: funções executivas, universitários, jogos digitais

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Publicado
24/10/2022
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OLIVEIRA, Flávia Vitorio; FERREIRA, Suiane Costa. Jogos digitais e o estímulo das funções executivas entre estudantes universitários: uma revisão sistemática. In: TRILHA DE SAÚDE – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 1361-1365. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.226013.