Uma revisão bibliográfica dos jogos direcionados à promoção da saúde no contexto da pandemia

  • Carla Cristina M. Ribeiro Fiocruz
  • Andréia G. Pimentel UFF
  • Valquiria M. L. Albuquerque UFF
  • Mônica M. A. Rocha Fiocruz
  • Ana Paula M. Morel UFF
  • Carolina N. Spiegel UFF

Resumo


O presente trabalho buscou investigar de que forma os jogos foram integrados ao ensino em saúde relacionado à COVID-19 no Brasil. Através de uma revisão bibliográfica, 14 trabalhos foram incluídos e 17 jogos foram mapeados. Verificou-se um equilíbrio entre jogos digitais e analógicos, sendo majoritariamente direcionados ao público infantil e adolescente e voltados ao ensino formal. Houve predominância dos jogos focados na transmissão de informações, mais alinhados a concepção sanitária. Análises futuras serão realizadas a fim de observar os referenciais teóricos dos trabalhos e o contexto em que o jogo foi desenvolvido e aplicado a fim de verificar os conceitos de saúde presentes nos jogos.

Palavras-chave: jogos, promoção da saúde, ensino em saúde

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Publicado
24/10/2022
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RIBEIRO, Carla Cristina M.; PIMENTEL, Andréia G.; ALBUQUERQUE, Valquiria M. L.; ROCHA, Mônica M. A.; MOREL, Ana Paula M.; SPIEGEL, Carolina N.. Uma revisão bibliográfica dos jogos direcionados à promoção da saúde no contexto da pandemia. In: TRILHA DE SAÚDE – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 1366-1370. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.226071.