Diversidade e Inclusão nos Jogos: Proposta de Comunicação para Empresas de jogos com foco na comunidade LGBTQIA+
Resumo
Com a economia digital atualmente, o marketing de conteúdo se tornou a principal ferramenta para o público alvo e empresas, e, a representatividade nas redes sociais vem crescendo, fazendo com que as pessoas seja mais ouvidas. Apesar de as empresas de jogos digitais estarem realizando mais representações de minorias sociais dentro dos seus jogos, ainda existem falhas de comunicação com o seu público. Este trabalho pretende focar como as empresas de jogos eletrônicos estão trabalhando o seu marketing de conteúdo com o público LGBTQIA +, a partir de uma mudança de comportamento das empresas, principalmente na última década, tendo como consequência a elaboração de um guia de comunicação de marketing de conteúdo para essas empresas.
Referências
Dias, S. (2020). Pesquisa releva que LGBTs representam 21% dos gamers do Reino Unido, [link], Outubro de 2022.
Evans, J. R.; Berman, B. (1997). Marketing, Prentice Hall, 7 ed.
Ferreira, G. (2019). Gatilhos Mentais: O guia complete com estratégias de negócios e comunicações provadas para você aplicar. São Paulo. DVS Editora. 139p.
Goçalves, N. M. (2020). A Representação LGBTI em The Last of Us 2: O jogo de 2020, [link], Outubro de 2022.
Kotler, P.; Kartajaya, H.; Setiawan, I. (2017). Marketing 4.0: Do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 208p.
Kotler, P.; Kartajaya, H.; Setiawan, I. (20 21). Marketing 5.0: Tecnologia para a humanidade. Sextante, Rio de Janeiro.
Oliveira, R. R. de; Lunkes, R. F. (2016). O que é Merchandising. [link], Outubro de 2022.
Peçanha, V. (2020). O que é Marketing de Conteúdo? Tudo que você precisa saber para se tornar um especialista no assunto, [link], Outubro de 2022.
Predebon, J. (2005). Criatividade: Abrindo o lado inovador da mente. 7º ed. Atual. Atlas, 256p.
Rez, R. (2016). Marketing de Conteúdo: A moeda do Século XXI. São Paulo: DVS Editora, 379p.
Site Oficial da SporTV (2019). League of Legends: INTZ anuncia contratações de duas mulheres para a próxima temporada. São Paulo, [link], Outubro de 2022.
Vinicius, P. (2018). Ao que tudo indica, o gênero de Birdo ainda não foi decidido pela Nintendo, [link], Outubro de 2022.