Arquitetura de Software Interativo Multimodal dirigida a Jogos Sérios para Reabilitação
Resumo
Jogos Sérios (JS) têm se preocupado pouco com flexibilidade/equivalência, complementariedade e monitoramento. Estas funcionalidades são necessárias para JS para saúde. Nenhuma arquitetura de JS existente inclui essas três funcionalidades juntas. Esta pesquisa desenvolveu uma arquitetura de software para a criação de JS com as três funcionalidades. Um JS foi adaptado e dispositivos relacionados à terapia foram construídos. Profissionais de Saúde e Tecnologia constataram que o JS atualizado conseguiu adquirir as funcionalidades de flexibilidade/equivalência, complementariedade e monitoramento e que estas são funcionalidades realmente importantes e necessárias para JS.
Referências
Rego, P. A., Moreira, P. M. and Reis, L. P. (2014) “Architecture for Serious Games in Health Rehabilitation.” In New Perspectives in Information Systems and Technologies, Volume 2. Springer Publishing Company. p. 307-317.
Coutaz, J., Nigay, L., Salber, D., Blandford, A., May J. and Young, R. M. (1995) “Four easy pieces for assessing the usability of multimodal interaction: the CARE properties.” In Human-Computer Interaction. p. 115-120.
Néry, J. T. C., Henrique, Y. A. M., Hounsell, M. da S. (2019) “Jogos sérios multimodais para a saúde: Um mapeamento sistemático da literatura.” In XVIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital-SBGames, p. 198–206.
Néry, J. T. C., Henrique, Y. A. M., Hounsell, M. da S. (2020) “123-SGR: Uma arquitetura para jogos sérios multimodais para reabilitação.” In XIX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital-SBGames, p. 900–909.
Henrique, Y. A. M., Néry, J. T. C., Hounsell, M. da S. (2019) “Desenvolvimento de dispositivo híbrido para jogo sério aplicado a saúde.” In XVIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital-SBGames, p. 102–110.
Henrique, Y. A. M., Néry, J. T. C., Hounsell, M. da S. (2020) “Complexidade de sensoriamento para jogos sérios do tipo exergame para a área da saúde.” In XIX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital-SBGames, p. 1064–1067.