PRÓ-LIFE – Programa Lúdico de Intervenção para as Funções Executivas: desenvolvimento e avaliação em contexto escolar

  • Bruna Santana Anastácio Prefeitura Municipal de São José
  • Daniela Karine Ramos UFSC

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar de forma resumida uma tese com o objetivo de desenvolver e avaliar um programa lúdico de intervenção para o aprimoramento das funções executivas de crianças dos anos iniciais do Ensino fundamental. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura e um estudo de campo de abordagem qualitativa e quantitativa. Como resultados, destaca-se a sistematização do programa a partir de seus componentes: música, jogos e gamificação, e ainda, a testagem do programa em dois contextos escolares, c om indicativos de que o programa melhorou algumas habilidades relacionadas às funções executivas, bem como foi bastante motivador e interessante para as crianças.

Palavras-chave: funções executivas, programas de intervenção, jogos

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Publicado
24/10/2022
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ANASTÁCIO, Bruna Santana; RAMOS, Daniela Karine. PRÓ-LIFE – Programa Lúdico de Intervenção para as Funções Executivas: desenvolvimento e avaliação em contexto escolar. In: CONCURSO DE TESES E DISSERTAÇÕES – DOUTORADO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 1407-1411. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.226787.