Componha uma música jogando: Uma versão do jogo Chrome T-Rex a partir de trilha sonora cultural personalizada

  • Cláudio Gomes UNIFAP

Resumo


Os jogos eletrônicos são produtos tecnológicos de produção cultural midiática com contribuição social de promover uma realidade alternativa que virtualiza diferentes papéis para os participantes. Essa experiência possibilita a imaginação interpessoal inerente, dentre tantos mais específicos, pelo enredo, qualidade visual, identidade cultural, utensílios, efeitos estratégicos e qualidade sonora. A trilha sonora está deixando de ser função de fundo ou reflexos de ações de participantes para atuações pertinentes e importantes durante a percepção do jogo. Este trabalho apresenta uma versão contextualizada do jogo Chrome T-Rex com personagens regionais que ao final gera uma música particular baseada na jogabilidade de cada participante. Há uma música de fundo, pré-selecionada, e para cada movimentação do personagem principal, demais personagens ou ainda eventos do cenário, uma sequência de sons é ativada representando instrumentos musicais ou efeitos sintetizados do gênero musical selecionado. No entanto, para criar uma música interessante é necessário sincronizar as ações de jogabilidade com o ritmo musical. Dessa forma, este jogo apresenta contribuições de entretenimento e iniciação a musicalização a partir de ações durante o jogo. Para testes, utilizou-se o gênero popular de tecnobrega.
Palavras-chave: jogos de áudio, interação, sonificação

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Publicado
24/10/2022
GOMES, Cláudio. Componha uma música jogando: Uma versão do jogo Chrome T-Rex a partir de trilha sonora cultural personalizada. In: JEDI (JOGOS & EQUIDADE, DIVERSIDADE E INCLUSÃO) - ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 1432-1439. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.226807.