Uma iniciativa de desenvolvimento de games como estímulo para aprender química

  • Iara S. Edgel IFS
  • Yasmim S. Néu IFS
  • Viviane A. de Souza IFS
  • Jislane S. S. de Menezes IFS
  • Jonas M. da Silva IFS
  • Josiane N. S. Lopes IFS

Resumo


Este artigo apresenta a experiência da oferta de minicurso de introdução ao desenvolvimento de games e animações utilizando o Scratch. A ideia é que ao final do minicurso, os participantes desenvolvessem alguma animação ou game relacionado a um assunto de química. A iniciativa busca oportunizar jovens a aprenderem de forma divertida, reconhecendo e valorizando sua capacidade de produção.
Palavras-chave: jogos digitais, química, Scratch

Referências

Alencar, L.; Melo, R.; Pires, F.; Pessoa, M.; Oliveira, E.H.T. Uma proposta de análise de dados exploratória para um jogo educacional de matemática. In: Anais do Anais do Proceedings of SBGames, 2020.

Cunha, O. A. L. C.; Gonçalves, J.B.; Sarinho, V.T. Quim iCrush: um tile matching puzzle para aprendizagem de Química Inorgânica, In: Anais do Proceedings of SBGames, 2019.

Dairel, J.G.M.; Tupinambá, R.C.; Silva, Y.G.P.; Araújo, R.D. Em direção a um ecossistema de software para apoio ao ensino de química por meio de jogos digitais. In: Anais do Proceedings of SBGames, 2021.

Eduardo, Raphael da S. Quimicativa: a gamificação como estratégia pedagógica, motivacional e avaliativa durante o ensino remoto. Monografia-Instituto Federal da Paraíba, Patos, 2021.

Queiroz, A.S.; Oliveira, C.M.; Rezende, F.S. Realidade Aumentada no Ensino da Química: elaboração e avaliação de um novo recurso didático. Revista Eletrônica Argentina-Brasil de Tecnologias da Informação e da Comunicação, v.1, n. 2, mar. 2015.

Santos, T.C.M. & Veiga, J.S. Ensino Criativo em Química: uso da Linguagem de Programação Scratch no ensino médio para a aprendizagem significativa das Funções Inorgânicas. Revista Pluri Discente, 2021.
Publicado
24/10/2022
Como Citar

Selecione um Formato
EDGEL, Iara S.; NÉU, Yasmim S.; SOUZA, Viviane A. de; MENEZES, Jislane S. S. de; SILVA, Jonas M. da; LOPES, Josiane N. S.. Uma iniciativa de desenvolvimento de games como estímulo para aprender química. In: WORKSHOP MAGICA - GAMES NA GRADUAÇÃO E NA EDUCAÇÃO BÁSICA - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 1477-1481. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.227255.