Classificação de Gênero de jogos: uma análise comparativa entre duas plataformas digitais

  • Yasmin Caroline Pivatto Motta UNIVALI
  • Rafael Marques de Albuquerque UNIVALI

Resumo


Este artigo analisa a classificação de gênero de jogos nas plataformas digitais Steam e Epic Games. Os jogos têm ganhado destaque no mercado de entretenimento, e o gênero do jogo é fundamental para influenciar a criação. A classificação é realizada pela curadoria das lojas e pelos usuários. A pesquisa documental foi conduzida por meio da análise das páginas de jogos nas plataformas selecionadas. Os resultados revelaram a diversidade de gêneros atribuídos pelos curadores, bem como as preferências dos usuários por meio de marcadores. A análise comparativa das classificações nas plataformas permite compreender as abordagens adotadas por cada uma e a percepção dos usuários em relação aos jogos.
Palavras-chave: jogos eletrônicos, classificação de gênero, Steam, Epic Games, curadoria, usuários

Referências

ADAMS, Ernest. (2014) “Fundamentals of game design”. New Riders.

ADAMS, Ernest; DORMANS, Joris. (2012) “Game mechanics: advanced game design”. New Riders.

CHANDLER, Heather M. (2009) “Manual de produção de jogos digitais”. Bookman Editora.

GIL, Antonio Carlos. (2017) “Metodologia do Trabalho Científico”. 6. ed. São Paulo: Atlas.

LEMES, David de Oliveira. (2009) “Games Independentes: Fundamentos metodológicos para criação, planejamento e desenvolvimento de jogos digitais”.

NOVAK, Jeannie. (2011) “Desenvolvimento de games”. Cengage Learning.

PACETE, Luiz G. (2022) “Promissor: mercado de games ultrapassará US$ 200 bi até 2023 Forbes”, [link]. Acesso em: 14 set. 2022.

RABIN, Steve. (2011) “Introdução ao desenvolvimento de games; Volume 1:Entendendo o universo dos jogos”. Cengage Learning, São Paulo, SP.

SCHUYTEMA, Paul. (2008) “Design de games: uma abordagem prática”. Cengage Learning.

WEILLER, Thaís Arrias. (2012) “Game Design Inteligente: elementos de design de videogames, como funcionam e como utilizá-los dentro e fora de jogos”. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
MOTTA, Yasmin Caroline Pivatto; ALBUQUERQUE, Rafael Marques de. Classificação de Gênero de jogos: uma análise comparativa entre duas plataformas digitais. In: TRILHA DE ARTES & DESIGN – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 12-20. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.233921.