CONSTRUÇÃO DO DESIGN DE PERSONAGENS PARA JOGOS - análise de caso do personagem Link de The legend of Zelda, durante o período de 1986 a 2023

  • Vitória Maria de Souza Silva UFMG
  • Rosilane Ribeiro da Mota UFMG

Resumo


Esta pesquisa se consiste numa análise de caso do personagens Link, dos jogos da saga de The Legend of Zelda durante o período de 1986 a 2023 - em que busca-se olhar para o design de personagens para entender sua construção, aplicabilidade e fundamentos. Realizando uma ordem de execução para a criação de personagens, partindo da ideia, para a etapa conceitual definindo características importantes de personalidade e identidade, seguindo para a etapa imagética definindo o visual, estilo e assinatura do personagem, contribuindo desta maneira com a proposição de um personagem melhor elaborado e assertivo dentro do jogo.

Palavras-chave: Game design, Videogame, Nintendo, The Legend of Zelda, Link, Character Design, direção de arte, fundamentos, animação

Referências

ARTS, K. (2022) “História do Cartoon - Parte 1.” Disponível em: [link] Acesso em: 12 jun. 2023.

Brenner, Robin E. (2007) Understanding Manga and Anime-Libraries Unlimited; Brasil, Annotated edition. páginas 356.

EBAC (2021). Concept Art: uma imagem vale mais que mil palavras. Disponível em: [link]. Acesso em: 12 jun. 2023.

Heller, Eva. (2021) A psicologia das cores: Como as cores afetam a emoção e a razão. Brasil, Olhares; 1ª edição. páginas 311.

Jung. Carl Gustav. (1971) A Natureza da psique. Brasil, Vozes; 1ª edição. páginas 175.

Krawczy, M. e Novak, J. (2006). Game Development Essentials, Game Story Character Development. Canada: DELMAR CENGAGE learning. 1 edição. páginas 264.

Miyamoto, Shigeru. (2013) The Legend of Zelda: Hyrule Historia: 1, Brasil: Dark Horse Books. 1 edição. páginas 276

Nintendo (2023). “The official home for The Legend of Zelda”, Disponível em: [link] Acesso em: 12 jun. 2023.

Nintendo (2023). The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom para o console Nintendo Switch, Disponível em: [link] Acesso em: 12 jun. 2023.

Pinterest (2023). Disponível em: [link] Acesso em: 12 jun. 2023.

Schell, Jesse. (2011) The Art of Game Design: A Book of Lenses, Brasil: ELSEVIER. 1 edição. páginas 489

WAGNER, N. (2021) “The Legend of Zelda e seus 35 anos de história — Parte I: estabelecendo padrões para a indústria dos games.” Disponível em: [link] Acesso em: 12 jun. 2023.

WAGNER, N. (2021) “The Legend of Zelda e seus 35 anos de história — Parte II: a luta contra o próprio legado até Breath of the Wild.” Disponível em: [link] Acesso em: 12 jun. 2023.
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Vitória Maria de Souza; MOTA, Rosilane Ribeiro da. CONSTRUÇÃO DO DESIGN DE PERSONAGENS PARA JOGOS - análise de caso do personagem Link de The legend of Zelda, durante o período de 1986 a 2023. In: TRILHA DE ARTES & DESIGN – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 21-31. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.233929.