Uma Revisão Sistemática de Literatura acerca de Game Design Documents, Uma proposta para a Criação de um Roteiro de Jogo Otimizado

  • Gabriel F. Carrijo UFJ
  • Vitor Yudi G. Kawahara UFJ
  • Marcos Wagner S. Ribeiro UFJ
  • Ana Carolina G. Inocêncio UFJ

Resumo

O game design document (GDD) é um conceito utilizado pelos criadores de jogos para documentar e direcionar o desenvolvimento de um jogo. Contudo, sua compreensão e formatação, muitas vezes é vista como de difícil entendimento ou ambígua, tornando-o assim, uma abordagem que depende bastante da experiência de seus usuários. Por esse fator, foi desenvolvido uma revisão sistemática da literatura (RSL) para encontrar propriedades com o intuito de melhorar a construção de roteiros para jogos digitais. A RSL trouxe importantes informações sobre a temática, apresentando como principais conclusões que um GDD se comporta de formas bem específicas dependendo do gênero do jogo, criando a possibilidade de estabelecer uma taxonomia sobre o assunto e propor a construção de uma abordagem (ferramenta) que a partir do gênero/sub-genêro gerasse um documento mais assertivo.

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Publicado
2023-11-06
Como Citar
CARRIJO, Gabriel F. et al. Uma Revisão Sistemática de Literatura acerca de Game Design Documents, Uma proposta para a Criação de um Roteiro de Jogo Otimizado. Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), [S.l.], p. 43-53, nov. 2023. ISSN 0000-0000. Disponível em: <https://sol.sbc.org.br/index.php/sbgames_estendido/article/view/27796>. Acesso em: 18 maio 2024. doi: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.234022.
Seção
Trilha de Artes & Design – Artigos Completos