Avaliação de acessibilidade e usabilidade de jogos digitais brasileiros

  • Guilherme Lopez da Cruz UNICAMP
  • Gabriel Coutino Natucci UNICAMP
  • Daiana Mara de Oliveira UNICAMP
  • Marcos Augusto Francisco Borges UNICAMP

Resumo


Este trabalho visa aplicar métodos para avaliação de acessibilidade e usabilidade em jogos digitais nacionais. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática, a fim de identificar quais são principais métodos aplicados a jogos digitais. Para o métodos de avaliação, as diretrizes da organização Game Accessibility Guidelines e as heurísticas de Pinelle, Wong e Stach foram selecionados. Os dois métodos foram aplicados em um estudo de caso para verificar sua adequação e compreender parte do cenário de jogos no Brasil. Embora pesquisas mais aprofundadas sejam necessárias, os métodos permitiram averiguar a aderência dos jogos brasileiros em relação as diretrizes e heurísticas.

Referências

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Publicado
06/11/2023
CRUZ, Guilherme Lopez da; NATUCCI, Gabriel Coutino; OLIVEIRA, Daiana Mara de; BORGES, Marcos Augusto Francisco. Avaliação de acessibilidade e usabilidade de jogos digitais brasileiros. In: TRILHA DE ARTES & DESIGN – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 76-85. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.234149.