TRÊSmoji: criação de personagens a partir de ferramenta que relaciona semiótica e emojis

  • Loudovico S. da Silva UFPE
  • Silvio R. B. Barreto Campello UFPE

Resumo


Este artigo descreve o processo de desenvolvimento de personagens utilizando uma ferramenta de geração de alternativas inspirada no desafio #3emojichallenge: a TRÊSmoji. A ferramenta baseia-se no potencial semiótico dos emojis como ponto de partida para a criação de personagens, explorando quatro Categorias de Inspiração: Espécie, Contexto, Aparência e Acessório. Foram desenvolvidos 11 personagens que comprovam o potencial criativo e metodológico da ferramenta, embora ainda sejam necessários testes com um público mais amplo de potenciais usuários.

Palavras-chave: design de personagens, emojis, geração de alternativas, semiótica

Referências

Emojipedia. [s.d.]. Página inicial. Disponível em: [link]. Acesso em: 30, jul. 2021.

Leite, H. L. de A. (2018). Observações do uso dos emojis: aspectos sintáticos, semânticos e pragmáticos na retórica visual de mensagens digitais. 2018. Dissertação (Mestrado em Design) - Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal dePernambuco, Recife.

Santaella, L. (1983). O que é semiótica. São Paulo: Editora Brasiliense, 1983. 80p.

Silva, L. S. da. (2021). TRÊSmoji: coleção de ilustrações de personagens desenvolvidos a partir de metodologia de Character Design inspirada no desafio #3emojichallenge. Trabalho de Conclusão de Curso (Design - Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife.
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Loudovico S. da; CAMPELLO, Silvio R. B. Barreto. TRÊSmoji: criação de personagens a partir de ferramenta que relaciona semiótica e emojis. In: TRILHA DE ARTES & DESIGN – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 86-93. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.234162.