Projeto Master: A Jornada Criativa de um Jogo de Cartas com Foco em Gestão de Projetos

  • Rogério M. Dias IFRJ / ISI SVP
  • Ana Carolina P. de C. Machado USU
  • Letícia Silva Sandré IFRJ
  • Marcelo da Cruz Pereira ISI SVP
  • André Luiz Brazil IFRJ
  • Ricardo Esteves Kneipp IFRJ

Resumo


A gamificação tem se mostrado uma abordagem amplamente utilizada em diversas áreas, transformando experiências formais e diretas em atividades lúdicas e até mesmo divertidas. Nesse contexto, os jogos de cartas têm desempenhado um papel significativo, incorporando elementos visuais e fésicos ao conteúdo, de forma a aprimorar a experiência de aprendizagem. O artigo apresenta um estudo sobre o desenvolvimento do jogo ”Projeto Master”, de caráter educativo, que surge com o objetivo de combinar e unificar estes aspectos, oferecendo partidas envolventes, divertidas e instrutivas para o ensino de gestão de projetos.

Referências

BAKER, A., NAVARRO, E. O., and HOEK, A. V. D. (2005). An experimental card game for teaching software engineering processes. pages 3–16. Journal of Systems and Software, v. 75, n. 1-2.

Lord of the Stack Studios Pty Ltd (2018). Project ”management”: A soul crushing card game. [link].

The Pokémon Company. Pokémon trading card game. [link].
Publicado
06/11/2023
DIAS, Rogério M.; MACHADO, Ana Carolina P. de C.; SANDRÉ, Letícia Silva; PEREIRA, Marcelo da Cruz; BRAZIL, André Luiz; KNEIPP, Ricardo Esteves. Projeto Master: A Jornada Criativa de um Jogo de Cartas com Foco em Gestão de Projetos. In: TRILHA DE ARTES & DESIGN – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 114-123. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.234216.