Glossolalia em games: um estudo de caso no videogame NieR:Automata

  • Vinicius Yglesias UNICAMP
  • Manuel Falleiros UNICAMP
  • José Fornari UNICAMP

Resumo


Glossolalia refere-se ao ato de simular estar falando em idioma desconhecido, porém sem significado semântico real por trás dos fonemas. O objetivo deste artigo é investigar o uso da glossolalia na melodia de uma trilha musical do game NieR:Automata em busca de identificar motivações para o uso desse elemento no game. Ao final do artigo, é proposta a hipótese, a partir do embasamento teórico em David Huron e James A. Russell, entre outros autores, que o uso da glossolalia pode ter sido motivado pela evocação do arquétipo vocal (união da ideia de arquétipo de Carl Jung com persona vocal de Philip Tagg) da Criança que seu uso traz, além de ativar o mecanismo de “valoração contrastiva”, conforme definido por David Huron, no jogador, amplificando as emoções causadas pelo uso da glossolalia no contexto do game.

Palavras-chave: glossolalia, arquétipo vocal, cognição musical, áudio de games

Referências

Abercrombie, David (1965). Studies in Phonetics & Linguistics. London: Oxford University Press. 3rd edition.

Abercrombie, David (1967). Elements of General Phonetics. Edinburgh University Press.

Adler, G. e Hull, R. F. C. (ed.) (1980). The Collected Works of C. G. Jung | Complete Digital Edition. Volume 9, Part I: Archetypes and the Collective Unconscious. Tradução de R. F. C. Hull. Bollingen Series XX. Princeton University Press.

Al-Jaf, Ali Ismael (2019). Significance Archetypes in Literature with Reference to Literary Criticism. Iraqi Academic Scientific Journals.

Arquétipo (2023). In: Encyclopædia Britannica. Illinois: Encyclopædia Britannica, Inc. Disponível em: [link]. Acesso em: 12 abr. 2023.

Cucchiarini, Catia (1993). Phonetic transcription: a methodological approach and empirical study. Dissertação de Mestrado. Radboud University.

Dawkins, Richard (1989). The Selfish Gene. New York: Oxford University Press, Inc.

Freire, Silvana Matias (2007). Glossolalias: ficção, semblante, utopia. Tese de Doutorado. Curso de Linguística, Instituto de Estudos da Linguagem. Universidade Estadual de Campinas. Campinas.

Grigas, Gintautas e Juškevičienė, Anita (2018). Letter Frequency Analysis of Languages Using Latin Alphabet. International Linguistics Research, v. 1, no. 1, pp. 18-31.

Grosbras, Marie-Hélène e Belin, Pascal (2020). Development of Voice Perception in the Human Brain. Jean Decety. The Social Brain: A Developmental Perspective, 2020. hal-03084465.

Hayward, Katrina (2014). Experimental Phonetics: An Introduction. New York: Routledge.

Hayes, Bruce (2009). Introductory Phonology. Malden, MA: Blackwell.

Huron, David (2006). Sweet anticipation: music and the psychology of expectation. Cambridge: MIT Press, 2006.

Huron, David (2015). Cues and Signals: An Ethological Approach to Music-Related Emotion. Signata [Online], 6 | 2015, Online since 31 December 2016. Disponível em: [link]. Acesso em: 12 abr. 2023.

Ladefoged, Peter (2003). Phonetic Data Analysis: an introduction to fieldwork and instrumental techniques. Blackwell Publishing Ltd.

Ladefoged, Peter e Johnson, Keith (2011). A Course in Phonetics. 6th edition. Wadsworth, Cengage Learning.

Laver, John (1994). Principles of Phonetics. New York: Cambridge University Press.

Maddieson, Ian (1984). Patterns of Sounds. New York: Cambridge University Press.

Mota, Juliana (2018). Voz e presença: a utilização dos arquétipos sonoros no trabalho do autor. Ephemera, no. 1, p. 31-40.

Purves, Dale (2016). Music as Biology: Why we Like to Hear and Why. Duke University. Coursera.

Quaresma, Pedro (2008). Frequency Analysis of the Portuguese Language. Centre for Informatics and Systems of the University of Coimbra.

Quintanilla, Pablo (2019). La comprensión del otro: Explicación, interpretación y racionalidad (Spanish Edition). Kindle Edition: Fondo Editorial de la PUCP.

Reetz, Henning (2009). Phonetics: transcription, production, acoustics and perception. Chichester : Blackwell.

Russell, J. A (1980). A circumplex model of affect. Journal of personality and social psychology, v. 39, pp. 1161-1178.

Shibatani, Masayoshi (1990). The languages of Japan. New York: Cambridge University Press.

Tagg, Philip (2002). Text and Context as Corequisites in the Popular Analysis of Music. Conference of Musical Text and Context, Cremona.

Tagg, Philip (2012). Music’s Meanings: a modern musicology for non-musos. New York & Huddersfield: The Mass Media Music Scholars’ Press, 2012.

Yavas, David (2011). Applied English Phonology. 2nd edition. Chichester, Blackwell.

Yglesias, Vinicius. Camargo, Fernando Emboaba de. Fornari, José. Da Paisagem Sonora ao Ambiente Sônico: uma proposta taxonômica para o estudo de paisagens sonoras em games. In: SBGAMES, 22., 2022, Natal. Anais eletrônicos…: Trilha Artes e Design – Full Papers. Natal: Sociedade Brasileira de Computação.

Yglesias, Vinicius (2023). A psicologia da oralidade no videogame NieR:Automata – parte 1 – Arquétipo Vocal. Blog C4, Campinas: Nics; Unicamp, 21 mar. 2023. ISSN: 2764-5754. Disponível em: [link].
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
YGLESIAS, Vinicius; FALLEIROS, Manuel; FORNARI, José. Glossolalia em games: um estudo de caso no videogame NieR:Automata. In: TRILHA DE ARTES & DESIGN – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 124-135. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.233471.