A Categorização do Subgênero Terror de Sobrevivência Através das Mecânicas
Resumo
Esse artigo abrange diferentes visões e modelos de gênero de jogos, conceitos de mecânica e jogabilidade. Por meio dessa revisão bibliográfica é debatido o subgênero terror de sobrevivência e como esse subgênero se diferencia da classificação dos demais, tendo uma abordagem pela narrativa e ambientação. Com esse debate exposto é implementada uma análise comparativa entre dez jogos desse subgênero. Analisando as mecânicas presentes nos títulos é encontrado as mecânicas que são presentes com maior frequência nesse grupo. Observando como elas compõem esse subgênero e quais as suas funções de complementar umas às outras e ajudar a enriquecer a ambientação e a narrativa.
Referências
Lee, J. H. et al. (2014) "Facet Analysis of Video Game Genres." In: iConference 2014 Proceedings. [S.L.], pp. 125-129. DOI: 10.9776/14057. Accessed: March 1, 2014.
Mobilon Networks.(2001) "Metacritic." [Online] Available at: [link]. Accessed: June 10, 2020.
Novak, J. (2010) Desenvolvimento de games. 2nd ed. Cengage Learning, São Paulo, 2010.
Santorineos, M. (Ed.) (2006) "Gaming Realities: A challenge for digital culture." In: Perro, B. The Heuristic Circle of Gameplay: the Case of Survival Horror. Fournos Center, Athens, pp.61-71. Available at: [link]. Accessed: November 5, 2019.
Schell, J. (2011) A arte de game design: o livro original. Elsevier, Rio de Janeiro, 2011.
Tekibas, K. S.; Zimmerman, E. (2003) Rules of Play: Game Design Fundamentals. The MIT Press, London, 2003.
Vannucchi, H.; Prado, G. (2009) "Discutindo o conceito de gameplay." Texto Digital, v. 2, n. 5, Florianópolis, SC, Dec. 2009, pp. 130-140. Accessed: November 5, 2019.