“Tente Não Piscar”: Um Jogo de Detecção de Piscadas Usando Visão Computacional

  • Juliana Aragão Pinto UEFS
  • Victor Travessos Sarinho UEFS

Resumo


Este artigo apresenta o desenvolvimento de um jogo interativo intitulado “Tente Não Piscar” que utiliza visão computacional para detecção de piscadas. Baseado em um dos jogos mais tradicionais do mundo, “Tente Não Piscar” é projetado para ser jogado por dois participantes, os quais devem se posicionar em frente a uma câmera e autorizar o acesso da mesma pelo navegador. Os jogadores são desafiados a evitar piscar pelo máximo de tempo possível para superar seus oponentes. Por meio da biblioteca TensorFlow.js, a atividade de piscar é monitorada em tempo real. Esta pesquisa demonstra o potencial das técnicas de detecção de landmarks faciais para aplicações lúdicas.
Palavras-chave: Jogo Digital, TensorFlow, Landmarks, Interface Homem-Computador, Piscar dos Olhos

Referências

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Publicado
06/11/2023
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PINTO, Juliana Aragão; SARINHO, Victor Travessos. “Tente Não Piscar”: Um Jogo de Detecção de Piscadas Usando Visão Computacional. In: TRILHA DE ARTES & DESIGN – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 246-251. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.233968.