IFRN: O jogo: Design e Projeto de Advergame para Divulgação Institucional

  • Erick Bergamini S. Lima IFRN
  • João M. Vilas Boas IFRN
  • João Vitor C. Oliveira IFRN
  • Matheus Mathias R. L. de Morais IFRN

Resumo


As instituições de ensino sempre buscam alternativas para realizar a divulgação institucional, tendo normalmente como público-alvo a geração net. Pensando nisso, este trabalho apresenta o design e o projeto de um advergame desenvolvido com o RPG Maker e voltado a divulgação do Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Campus Natal-Central, mostrando a metodologia utilizada na produção, se valendo de uma equipe contendo designers, programadores, coletores de dados e roteiristas. Ao final, serão mostrados os resultados iniciais já obtidos.
Palavras-chave: Advergame, geração net, instituições de ensino, RPG Maker

Referências

BARBOSA, Jorge Felliphe Rodrigues. PLAYEDUC: Um Framework Conceitual para Desenvolvimento de Jogos Educacionais Digitais. UFRN, 2018.

CRUZ, Fábio. Scrum e Agile em Projetos (2a. edição): guia completo. Brasport, 2018.

DECI, Edward L.; RYAN, Richard M. Cognitive evaluation theory. In: Intrinsic motivation and self-determination in human behavior. Springer, Boston, MA, 1985. p. 43-85.

EGGER, Martin; FLORACK, Arnd; HÜBEL, Christian. How placement affects brand preferences in advergames: A test of inhibition and facilitation processes during search. Computers in Human Behavior, v. 134, p. 107328, 2022.

FEIXA, Carles; PIRES WEISSBÖCK, Lara. Da geração@ a geração blockchain: a juventude na era postdigital. Textura. 2019; 21 (47): 6-31., 2019.

KADOKAWA Co. Ltd.. RPG MAKER, 2023. Make Your Own Video Game. Disponível em: [link]. Acesso em: 20 de junho de 2023.

LEAN KABAN UNIVERSITY; ANDERSON, David J.; CARMICHAEL, Andy.Kanban esencial condensado. 2016

LIMA, Erick Bergamini da Silva. Quest Design Canvas: um modelo de criação de quests para jogos digitais de gênero RPG. 2018. Dissertação de Mestrado. Brasil.

MADEIRA, Charles et al. Design de Jogo Digital sobre a UFRN, 2015.

MEDIAVILLA, Jorge Clemente; VENCES, Natalia Abuín. La nueva publicidad en videojuegos y dispositivos móviles: advergaming 2.0. In: Actas del I Congreso Internacional Brand Trends: Valencia, del 18 al 20 de febrero de 2009. 2009. p. 18.

SANTOS, Maíra Cordeiro dos et al. O gênero game narrativo: uma análise textual à luz do interacionismo sociodiscursivo. 2018.

YOUN, Seounmi. In-game advertising and advergames: A 15-year review. Advertising Theory, p. 340-362, 2019.
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
LIMA, Erick Bergamini S.; VILAS BOAS, João M.; OLIVEIRA, João Vitor C.; MORAIS, Matheus Mathias R. L. de. IFRN: O jogo: Design e Projeto de Advergame para Divulgação Institucional. In: TRILHA DE ARTES & DESIGN – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 264-269. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.233715.