Parâmetros para construção de uma identidade sonora em jogos digitais e sua aplicação na trilha sonora original de Guacamelee!
Resumo
A área do áudio para jogos digitais é um mercado em ascensão; as revoluções tecnológicas, bem como a popularização dos games, possibilitaram que o universo das trilhas sonoras se expandisse, atingindo um alto grau de complexidade. Na criação de uma trilha sonora, é fundamental que haja uma concepção da identidade sonora do projeto. No artigo em questão, apresentamos uma pesquisa bibliográfica a partir dos oito parâmetros sugeridos por Meneguette (2016), que norteiam as escolhas necessárias para o estabelecimento de uma identidade coesa.
Palavras-chave:
áudio, jogos digitais, identidade sonora
Referências
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Collins, K. (2008) “Game Sound: an introduction to the history, theory, and practice of video game music and sound design”. MIT Press, USA.
Meneguette, L. C. (2016). “A afinação do mundo virtual: identidade sonora em jogos digitais”. Tese (Doutorado) – Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
Schäfer, C. (2011). “Game music como produto cultural autônomo: como ela ultrapassa os limites do jogo e se insere em outras mídias.” In: Revista Fronteiras – estudos midiátivos, Vol. 13, N° 2 – maio/agosto, p. 111-120.
Silva, J. B. (2018). “Música de videogames como repertório de concerto”. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
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Priori, F. A. (2015). “Metroidvania: a história de um gênero”. [link]
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Priori, F. A. (2015). “Metroidvania: a história de um gênero”. [link]
Publicado
06/11/2023
Como Citar
ARNOLD, Letícia.
Parâmetros para construção de uma identidade sonora em jogos digitais e sua aplicação na trilha sonora original de Guacamelee!. In: TRILHA DE ARTES & DESIGN – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2023
.
p. 270-275.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.266855.