Representacções Alternativas e Interativas de Modelos de Processos de Serviços Públicos

  • Cauê de Souza Melo UNIRIO
  • Tadeu Moreira de Classe UNIRIO
  • Márcio Rocha Ferreira UNIRIO
  • Ronney Moreira de Castro UFJF

Resumo


Serviços públicos podem ser considerados processos de negócio, praticados por organizações públicas com público alvo sendo a sociedade (pessoas ou instituições). Entender como estes processos funcionam é fundamental para que estes processos possam ser executados da melhor forma possível. No geral, modelos de processos de negócio são apresentados em linguagens como a Business Process Modeling and Notation (BPMN), além de serem representações estáticas, demandam que as pessoas conheçam seus símbolos para que entendam os detalhes de sua execução, o que é um fator complicador se considerarmos a sociedade no geral. Assim, desenvolver modelos de processos de negócio alternativos e interativos para serviços públicos se tona uma ideia bastante atraente. Neste artigo, o objetivo é comparar a identificação de elementos e a percepção de clareza de um modelo de processo BPMN de um processo de serviço público em relação às abordagens de representações alternativas como a narrativa interativa (NI) e jogos digitais (JD). A avaliação do estudo foi feita a partir de um quasi-experimento, separando os participantes/cidadãos em 3 grupos (BPMN, NI, JD) e os dados analisados quantitativamente. Como resultados, observou-se que não existiu diferença significativa entre as representações dos modelos de processo, indicando que as pessoas perceberam que as abordagens alternativas são tão boas quanto a tradicional.
Palavras-chave: Narrativas interativas, Jogos digitais, BPMN, Modelo de processo, Serviços Públicos

Referências

ABPMP (2013). BPM CBOK: business process management common body of knowledge. Association of Business Process Management Professionals, Chicago, USA, 3.0 edition.

Asadoorian, M. O. e Kantarelis, D. (2005). Essentials of inferential statistics. University Press of America.

Basili, V. R. (1992). Software modeling and measurement: the goal/question/metric paradigm. Technical Report: University of Maryland, 1(CS-TR-2956, UMIACS-TR-92-9).

Brown, A. W., Fishenden, J., e Thompson, M. (2014). Revolutionising digital public service delivery: A uk government perspective. Digitizing government understanding and implementing new digital business models, pages 1–13.

Buheji, M. (2019). Re-inventing public services using gamification approaches. International Journal of Economics and Financial Issues, 9(6):48.

Byrne, G. (2007). A statistical primer: Understanding descriptive and inferential statistics. Evidence based library and information practice, 2(1):32–47.

Castells, A. G. (2011). The interactive documentary. definition proposal and basic features of the new emerging genre. In Mcluhan Galaxy Conference, Conference Proceedings, pages 367–378.

Chinosi, M. e Trombetta, A. (2012). Bpmn: An introduction to the standard. Computer Standards & Interfaces, 34(1):124–134.

Classe, T. M., Araujo, R., e Xexeo, G. (2019a). Jogos digitais baseados em processos de negocio. Simposio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.

Classe, T. M., Araujo, R. M., Xexeo, G. B., e Siqueira, S. W. M. (2021a). Public processes are open for play. 2(4).

Classe, T. M. e de Araujo, R. M. (2023). Games as mediating platforms in an open and digital world. In Santos, R. P. d. e Hounsell, M. d. S., editors, Grand Research Challenges in Games and Entertainment Computing in Brazil - GranDGamesBR 2020–2030, pages 67–88, Cham. Springer Nature Switzerland.

Classe, T. M., De Araujo, R. M., Xexeo, G. B., e Siqueira, S. (2019b). The play your process method for business process-based digital game design. International Journal of Serious Games, 6(1):27–48.

Classe, T. M., Janssen, F., e Araujo, R. (2021b). Vapbr: Values in digital games for public service in brazil. International Journal of Serious Games, 8(4):25–48.

Douglas, J. Y. (2001). The end of books–or books without end?: reading interactive narratives. University of Michigan Press.

Dumas, M., La Rosa, M., Mendling, J., e Reijers, H. A. (2018). Fundamentals of business process management. Springer, Heidelberg, 2nd. edition.

Ferreira, M. R. e Classe, T. M. (2022a). Sypapp-suporte ao design de narrativas para jogos baseados em modelos de processos de negocio. In Anais Estendidos do XXI Simposio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, pages 99–108. SBC.

Ferreira, M. R. e Classe, T. M. d. (2022b). Narratives for business processes-based digital games: Systematic mapping of the literature. In XVIII Brazilian Symposium on Information Systems, pages 1–9.

Ferreira, M. R., de Classe, T. M., Lopes, T. N., e de Araujo, R. M. (2022). Scripting your process-design de narrativas para jogos baseados em processos de negocio. In Anais Estendidos do XXI Simposio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, pages 138– 147. SBC.

Gayialis, S., Papadopoulos, G., Ponis, S., Vassilakopoulou, P., e Tatsiopoulos, I. (2016). Integrating process modeling and simulation with benchmarking using a business process management system for local government. International Journal of Computer Theory and Engineering, 8(6):482.

Gonçalves, J. C., Santoro, F. M., e Baiao, F. A. (2010). Collaborative business process elicitation through group storytelling. In ICEIS (3), pages 295–300.

Gonçalves, J. C. A. R., Santoro, F., e Baiao, F. (2010a). Collaborative business process elicitation through group storytelling. In Proceedings of the 12th International Conference on Enterprise Information Systems, pages 295–300. SciTePress - Science and and Technology Publications.

Gonçalves, J. C. d. A. R., Santoro, F. M., e Baiao, F. A. (2010b). A case study on designing business processes based on collaborative and mining approaches. In The 2010 14th International Conference on Computer Supported Cooperative Work in Design, pages 611–616. IEEE.

Hassan, L. (2017). Governments should play games: Towards a framework for the gamification of civic engagement platforms. Simulation & Gaming, 48(2):249–267.

Janssen, F., Pimentel, M., e Araujo, R. (2019). Valores em jogos baseados em processos de prestaçao de serviços publicos para cidadaos brasileiros. Simposio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), 1:1–7.

Kovacic, A. (2007). Process-based knowledge management: towards e-government in slovenia. Management: Journal of Contemporary Management Issues, 12(1):45–64.

Luo, L., Cai, W., Zhou, S., Lees, M., e Yin, H. (2015). A review of interactive narrative systems and technologies: a training perspective. Simulation, 91(2):126–147.

Malta, S. T. (2018). Ficçao interativa: o potencial narrativo do livro-jogo em diferentes contextos literarios. Master’s thesis, Faculdade de Engenharia. Universidade do Porto, Portugal.

Montfort, N. (2005). Twisty Little Passages: an approach to interactive fiction. Mit Press, London.

OMG (2010). Business Process Model and Notation (BPMN). Object Management Group (OMG), Needham, MA, 2. edition.

Vogler, C. (2015). A Jornada do Escritor: Estrutura mıtica para escritores. Aleph, Sao Paulo, SP, 3. edition.

Weber, P., Gabriel, R., Lux, T., e Menke, K. (2022). Business process management. In Basics in Business Informatics, pages 175–206. Springer.

Winters, M. S., Karim, A. G., e Martawardaya, B. (2014). Public service provision under conditions of insufficient citizen demand: Insights from the urban sanitation sector in indonesia. World development, 60:31–42.
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
MELO, Cauê de Souza; CLASSE, Tadeu Moreira de; FERREIRA, Márcio Rocha; CASTRO, Ronney Moreira de. Representacções Alternativas e Interativas de Modelos de Processos de Serviços Públicos. In: TRILHA DE CULTURA – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 332-343. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.233950.