Desvendando enigmas e mistérios: Uma análise de representações da ciência e do cientista em ‘A Experiência Indesejada’

  • Dayanne I. Santos-Ferreira Fiocruz
  • Marcelo S. Vasconcellos Fiocruz
  • Flávia G. Carvalho Fiocruz

Resumo


Os jogos podem se tornar uma fonte importante de representações sociais, e científicas, dada sua capacidade de apresentar realidades e simulações que contribuem para a construção dessas imagens. Esse estudo objetiva fomentar as discussões dentro do campo de estudo de jogos no âmbito da divulgação científica, através da análise da ciência e dos cientistas presentes no jogo “A Experiência Indesejada” A metodologia baseada nos estudos de mídias visuais foi particularmente criada para alcançar os objetivos propostos. Os resultados da análise revelam que as representações são enviesadas por imagens distorcidas da ciência e seus autores, ressaltando a necessidade de repensar como estes se personificam diante da sociedade.
Palavras-chave: cientista, estudo de jogos, escape room, representação social

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Publicado
06/11/2023
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SANTOS-FERREIRA, Dayanne I.; VASCONCELLOS, Marcelo S.; CARVALHO, Flávia G.. Desvendando enigmas e mistérios: Uma análise de representações da ciência e do cientista em ‘A Experiência Indesejada’. In: TRILHA DE CULTURA – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 379-388. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.234006.