Desvendando enigmas e mistérios: Uma análise de representações da ciência e do cientista em ‘A Experiência Indesejada’
Resumo
Os jogos podem se tornar uma fonte importante de representações sociais, e científicas, dada sua capacidade de apresentar realidades e simulações que contribuem para a construção dessas imagens. Esse estudo objetiva fomentar as discussões dentro do campo de estudo de jogos no âmbito da divulgação científica, através da análise da ciência e dos cientistas presentes no jogo “A Experiência Indesejada” A metodologia baseada nos estudos de mídias visuais foi particularmente criada para alcançar os objetivos propostos. Os resultados da análise revelam que as representações são enviesadas por imagens distorcidas da ciência e seus autores, ressaltando a necessidade de repensar como estes se personificam diante da sociedade.
Palavras-chave:
cientista, estudo de jogos, escape room, representação social
Referências
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Publicado
06/11/2023
Como Citar
SANTOS-FERREIRA, Dayanne I.; VASCONCELLOS, Marcelo S.; CARVALHO, Flávia G..
Desvendando enigmas e mistérios: Uma análise de representações da ciência e do cientista em ‘A Experiência Indesejada’. In: TRILHA DE CULTURA – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2023
.
p. 379-388.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.234006.