Braille de Bolso: Um jogo digital portátil embarcado em uma placa Arduino

  • Matheus Augusto Souza dos Santos IFBA
  • Bruna dos Santos de Jesus IFBA
  • Marcelo Vera Cruz Diniz IFBA
  • Joacir Simões Ferreira IFBA

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar um jogo digital portátil, que será embarcado em um dispositivo integrado com uma placa Arduino. No contexto da inclusão, serão destacados seus benefícios potenciais para a aprendizagem do alfabeto Braille e a superação das barreiras enfrentadas pelo público alvo. Para isso, partiu-se de uma metodologia de trabalho que envolveu a adoção do modelo em espiral de desenvolvimento do jogo, com a prototipação inicialmente em uma plataforma online, e posteriormente em laboratório. Por fim obteve-se como resultado uma prova de conceito do jogo em desenvolvimento, guiando-se para trabalhos futuros na fase de implementação e validação.

Palavras-chave: Braille, Portabilidade, Arduino

Referências

Belli, M., & Alves, A. G. (2019). "Acessibilidade em jogos para dispositivos móveis." In XVIII SBGames – Rio de Janeiro – RJ – Brasil, 28 de outubro.

Ciriaco, D. (2015). “O que é Arduíno?”. Disponível em: [link]. Acesso em: 16 de Maio de 2023.

Daré, E., Figueiredo, J. A. O. (2015). “UnBraille: Dispositivo Computacional de Baixo Custo para Apoio na Alfabetização em Braille de Pessoas com Deficiência Visual”. Disponível em: [link]. Acesso em: 12 de Maio de 2023.

Ebbinghaus, H. (2013). “Memory: A contribution to experimental psychology”. Annals of neurosciences, 20(4), 155.

Lemos, C. F., Moraes, C. D., Pascotini, M. T., & Colusso, P. R. (2018). "Metodologia de desenvolvimento de jogos digitais como objetos de aprendizagem para Educação a Distância (EaD)." In XVII SBGames – Foz do Iguaçu – PR – Brasil

Mantoan, M. T. E., & Prieto, R. G. (2003). “Inclusão escolar: o que é”. Por quê, 12.

Ministério da Educação (MEC). (2020). "Conheça o programa de livros didáticos para estudantes com deficiências visuais". Disponível em: [link]. Acesso em 16 de Maio de 2023.

Ministério da Educação (MEC). (2023). "Dia Mundial do Braille traz debate sobre acessibilidade para cegos". Disponível em: [link]. Acesso em 16 de Maio de 2023.

Prensky, M. (2012). “Aprendizagem baseada em jogos digitais”. São Paulo: Senac-SP.

Pressman, R. S., & Maxim, B. R. (2021). “Engenharia de software-9”. McGraw Hill Brasil.

Ramos, D. K., Cruz, D. M. (2018). "A tipologia de conteúdo de aprendizagem nos jogos digitais." In: Ramos, D. K., Cruz, M. M. (eds.) Jogos digitais em contextos educacionais. Curitiba, PR: CRV, v. 1, p. 21-45.

Santos, V. E. (2017). “Brailler, conversor de textos para Braille no Arduino”. Disponível em: [link]. Acesso em: 12 de Maio de 2023.

Soares, M. (2016). “O problema não é o método de alfabetização, é alfabetizar sem método”, Cadernos Cenpec – Pesquisa e Ação Educacional, vol. 6, n.1.

Tavares, R. (2004). “Aprendizagem significativa”. Revista conceitos, 10(55), 55-60.
Publicado
06/11/2023
SANTOS, Matheus Augusto Souza dos; JESUS, Bruna dos Santos de; DINIZ, Marcelo Vera Cruz; FERREIRA, Joacir Simões. Braille de Bolso: Um jogo digital portátil embarcado em uma placa Arduino. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 526-535. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.234158.