Busca em largura e profundidade aplicado a jogos educativos: estudo de caso no projeto do jogo Graph Defender

  • Rafael Bogo Pavani UEM
  • Maurilio Martins Campano Junior UEM / UniCesumar
  • Linnyer Beatrys Ruiz Aylon UEM

Resumo

Jogos são uma poderosa ferramenta de entretenimento para crianças, jovens e adultos. Quando falamos de jogos educativos, associamos a aprendizagem à diversão e ludicidade. Na Ciência da Computação, grande parte dos jogos educativos aborda conceitos como Engenharia de Software e programação. Portanto, o objetivo deste trabalho é apresentar o jogo educativo Graph Defender, voltado para o ensino de algoritmos de busca em grafos. O jogo foi avaliado previamente em uma turma de Engenharia de Software durante a disciplina de Estrutura de Dados, sendo que os resultados indicam que o jogo é divertido ao mesmo tempo que cumpre seu papel educativo.

Referências

Battistella, P. and von Wangenheim, C. G. (2016). Games for teaching computing in higher education–a systematic review. IEEE Technology and Engineering Education, 9(1):8–30.

Campano Junior, M. M., de Souza, H. C., and Felinto, A. S. (2020). Avaliaçao pedagogica com base na uniao dos componentes dos jogos educacionais e das teorias de aprendizagem. In Proceedings of XIX SBGames - Simpósio Brasileiro de Jogos de Computador e Entretenimento Digital - Education Track, pages 551–558.

Clementino, E. G., da Silva, T. R., da Silva Aranha, E. H., and dos Santos, F. G. (2022). Jogos não digitais para ensino de computação–um mapeamento sistemático. In Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 540–550. SBC.

Coutinho, I. D. J. (2017). Avaliação da qualidade de jogos digitais educativos: trajetórias no desenvolvimento de um instrumento avaliativo. Tese (Doutorado) - Universidade do Estado da Bahia.

Emani, B. B. R., Maddipati, S. S., and Rao, R. K. (2016). Graph tea: Simulating tool for graph theory & algorithms. International Journal for Modern Trends in Science and Technology, 2(6):88–91.

Figueiredo, R. T. and FIGUEIREDO, C. (2011). Wargrafos–jogo para auxílio na aprendizagem da disciplina de teoria dos grafos. X Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (SBGames 2011).

Gee, J. P. (2003). What video games have to teach us about learning and literacy. Computers in entertainment (CIE), 1(1):20–20.

Kviat, A. (2023). Os jovens estão a beber menos — os jogos são cada vez mais uma alternativa às saídas à noite. Acessado em 16 de Junho 2023.

Martins, J. C. D. and Pimentel, F. S. C. (2017). Gamificação, ensino híbrido e aprendizagem significativa no ensino superior. Nuevas Ideas em Informática Educativa, 13:116–123.

Petri, G., Calderón, A., von Wangenheim, C. G., Borgatto, A. F., and Ruiz, M. (2018). Benefícios dos jogos não-digitais no ensino de computação. In Anais do XXVI Workshop sobre Educação em Computação. SBC.

Ribeiro, C. C. M., Pimentel, A. G., de Albuquerque, V. M. L., de Aguiar Rocha, M. M., Morel, A. P. M., Spiegel, C. N., et al. (2022). Os jogos e educação popular em saúde: Uma revisão bibliográfica dos jogos educativos no contexto da pandemia da covid-19. Revista Práxis, 14(27).

Santana, K. and de Melo, M. J. (2019). Mínimus: uma ferramenta para o ensino e prática de grafos com enfoque nos algoritmos de menor caminho. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), 3(1).

Santos, A. V. and Ferreira, A. B. (2021). Formigas em grafo: Um jogo educacional para apoio ao ensino e aprendizagem dos algoritmos de busca em largura e busca em profundidade. In Anais da IX Escola Regional de Computação do Ceará, Maranhão e Piauí, pages 59–66. SBC.

Santos, W. and Alves, L. R. G. (2019). Pajed: Um programa de avaliaçao de jogos digitais educacionais. Anais do Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação.

Sweetser, P. and Wyeth, P. (2005). Gameflow: a model for evaluating player enjoyment in games. Computers in Entertainment (CIE), 3(3):3–3.

Unity (2022). Plataforma de desenvolvimento em tempo real do unity. Acessado em junho de 2022.
Publicado
2023-11-06
Como Citar
PAVANI, Rafael Bogo; CAMPANO JUNIOR, Maurilio Martins; AYLON, Linnyer Beatrys Ruiz. Busca em largura e profundidade aplicado a jogos educativos: estudo de caso no projeto do jogo Graph Defender. Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), [S.l.], p. 536-547, nov. 2023. ISSN 0000-0000. Disponível em: <https://sol.sbc.org.br/index.php/sbgames_estendido/article/view/27846>. Acesso em: 18 maio 2024. doi: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.234060.
Seção
Trilha de Educação – Artigos Completos