Busca em largura e profundidade aplicado a jogos educativos: estudo de caso no projeto do jogo Graph Defender

  • Rafael Bogo Pavani UEM
  • Maurilio Martins Campano Junior UEM / UniCesumar
  • Linnyer Beatrys Ruiz Aylon UEM

Resumo


Jogos são uma poderosa ferramenta de entretenimento para crianças, jovens e adultos. Quando falamos de jogos educativos, associamos a aprendizagem à diversão e ludicidade. Na Ciência da Computação, grande parte dos jogos educativos aborda conceitos como Engenharia de Software e programação. Portanto, o objetivo deste trabalho é apresentar o jogo educativo Graph Defender, voltado para o ensino de algoritmos de busca em grafos. O jogo foi avaliado previamente em uma turma de Engenharia de Software durante a disciplina de Estrutura de Dados, sendo que os resultados indicam que o jogo é divertido ao mesmo tempo que cumpre seu papel educativo.

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Publicado
06/11/2023
PAVANI, Rafael Bogo; CAMPANO JUNIOR, Maurilio Martins; AYLON, Linnyer Beatrys Ruiz. Busca em largura e profundidade aplicado a jogos educativos: estudo de caso no projeto do jogo Graph Defender. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 536-547. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.234060.