Cell Interact um jogo para aprender biologia celular
Resumo
Neste trabalho, é abordado sobre o uso de jogos educativos para aprendizagem da disciplina de biologia. Os métodos tradicionais de ensino de biologia celular se limitam a figuras 2D em livros e a imagens obtidas através do microscópio, o que pode resultar na dificuldade de compreensão da estrutura interna de uma célula. Este artigo apresenta o Cell Interact, um jogo no estilo Quiz interativo para aprendizagem de biologia celular. Para avaliação dos aspectos de jogabilidade e aprendizagem deste jogo, foi realizado um teste com 12 alunos do curso de graduação em Biologia, através do envio de um formulário digital para os participantes. Neste jogo é possível interagir com uma célula animal tridimensional. O jogo mostrou que possui potencial para ser utilizado como uma ferramenta metodológica complementar na disciplina biologia celular. O mesmo está em desenvolvimento e precisa de implementação de mais perguntas.
Palavras-chave:
Jogos educativos, biologia celular, ferramentas de ensino
Referências
Albrecht, M. P. S. and de Oliveira, F. E. (2020). Jogo eletrônico para o ensino de biologia celular. ACTIO: Docência em Ciências, 5(3):1–18.
Chagas, J., Santiago, P., and Conci, A. (2020). Bn anatomy an interactive augmented reality system for learning bone anatomy. Proceedings of the GET.
Chagas, J. V., Texeira, G. T., Ribeiro, M. L., and Conci, A. (2022). Um jogo para auxiliar na aprendizagem de química orgânica. In Anais Estendidos do XXI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, pages 1030–1038. SBC.
Costa, D. L., Abrantes, D., Albert, F., and Bacelar, M. (2018). Revisão bibliográfica dos aspectos e métodos componentes da gamificação na educação. Feedback, 10(1):6.
da Conceição, A. R., Mota, M. D. A., and Barguil, P. M. (2020). Jogos didáticos no ensino e na aprendizagem de ciências e biologia: concepções e práticas docentes. Research, Society and Development, 9(5):e165953290–e165953290.
da Conceição, J. H. C. and Vasconcelos, S. M. (2018). Jogos digitais no ensino de ciências: contribuição da ferramenta de programação scratch. Revista Areté—Revista Amazônica de Ensino de Ciências, 11(24):160–185.
Dantas, A. P. J., Dantas, T. A. V., Farias, M. I. R., Silva, R. P., and Costa, N. P. (2016). Importância do uso de modelos didáticos no ensino de citologia. In Congresso Nacional de Educação, volume 3.
de Nadai Victal, E. R., Junior, H. A. P., Rios, P. T. G., and de Menezes, C. S. (2015). Aprendendo sobre o uso de jogos digitais na educação. In Anais do XXI Workshop de Informática na Escola, pages 444–453. SBC.
Dias, C. D. C., Júnior, R. S., Silva, V. D., Azevedo, S. C., and Neto, M. D. M. (2023). Utilização de jogos digitais para o ensino de ciências biológicas. Boletim de Conjuntura (BOCA), 14(42):125–138.
Duarte, A. C. O. and Santos, L. C. (2022). Uso de modelos tridimensionais no ensino superior nas disciplinas de embriologia, citologia, genética e biologia molecular. Research, Society and Development, 11(12):e590111235215–e590111235215.
Fagerholt, E. and Lorentzon, M. (2009). Beyond the hud. Master of Science Thesis, Department of Computer Science and Engineering, Chalmers University of Technology,(Göteborg, Sweden).
Junqueira, L. C. and Carneiro, J. (2015). Biologia celular e molecular. In Biologia celular e molecular, pages 364–364.
Marguet, M., Bonduelle, C., and Lecommandoux, S. (2013). Multicompartmentalized polymeric systems: towards biomimetic cellular structure and function. Chemical Society Reviews, 42(2):512–529.
Paiva, C. A. and Tori, R. (2017). Jogos digitais no ensino: processos cognitivos, benefícios e desafios. XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, pages 1–4.
Pozo, J. I. and Crespo, M. á. G. (2009). A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico.
Santiago, P. C., de Souza Chagas, J. V., and Conci, A. (2021). Um game para auxiliar no aprendizado do esqueleto humano. In Anais Estendidos do XX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, pages 932–939. SBC.
Santos, A. A. and Pereira, O. J. (2019). A importância dos jogos e brincadeiras lúdicas na educação infantil. Revista Eletrônica Pesquiseduca, 11(25):480–493.
Silva, D. R. and Spiegel, C. N. (2022). Avalição do jogo célula adentro na plataforma digital tabletopia. In Anais Estendidos do XXI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, pages 1039–1047. SBC.
Silveira, M. L. d. (2013). Dificuldades de aprendizagem e concepções alternativas em biologia: a visão de professores em formação sobre o conteúdo de citologia. Master’s thesis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Chagas, J., Santiago, P., and Conci, A. (2020). Bn anatomy an interactive augmented reality system for learning bone anatomy. Proceedings of the GET.
Chagas, J. V., Texeira, G. T., Ribeiro, M. L., and Conci, A. (2022). Um jogo para auxiliar na aprendizagem de química orgânica. In Anais Estendidos do XXI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, pages 1030–1038. SBC.
Costa, D. L., Abrantes, D., Albert, F., and Bacelar, M. (2018). Revisão bibliográfica dos aspectos e métodos componentes da gamificação na educação. Feedback, 10(1):6.
da Conceição, A. R., Mota, M. D. A., and Barguil, P. M. (2020). Jogos didáticos no ensino e na aprendizagem de ciências e biologia: concepções e práticas docentes. Research, Society and Development, 9(5):e165953290–e165953290.
da Conceição, J. H. C. and Vasconcelos, S. M. (2018). Jogos digitais no ensino de ciências: contribuição da ferramenta de programação scratch. Revista Areté—Revista Amazônica de Ensino de Ciências, 11(24):160–185.
Dantas, A. P. J., Dantas, T. A. V., Farias, M. I. R., Silva, R. P., and Costa, N. P. (2016). Importância do uso de modelos didáticos no ensino de citologia. In Congresso Nacional de Educação, volume 3.
de Nadai Victal, E. R., Junior, H. A. P., Rios, P. T. G., and de Menezes, C. S. (2015). Aprendendo sobre o uso de jogos digitais na educação. In Anais do XXI Workshop de Informática na Escola, pages 444–453. SBC.
Dias, C. D. C., Júnior, R. S., Silva, V. D., Azevedo, S. C., and Neto, M. D. M. (2023). Utilização de jogos digitais para o ensino de ciências biológicas. Boletim de Conjuntura (BOCA), 14(42):125–138.
Duarte, A. C. O. and Santos, L. C. (2022). Uso de modelos tridimensionais no ensino superior nas disciplinas de embriologia, citologia, genética e biologia molecular. Research, Society and Development, 11(12):e590111235215–e590111235215.
Fagerholt, E. and Lorentzon, M. (2009). Beyond the hud. Master of Science Thesis, Department of Computer Science and Engineering, Chalmers University of Technology,(Göteborg, Sweden).
Junqueira, L. C. and Carneiro, J. (2015). Biologia celular e molecular. In Biologia celular e molecular, pages 364–364.
Marguet, M., Bonduelle, C., and Lecommandoux, S. (2013). Multicompartmentalized polymeric systems: towards biomimetic cellular structure and function. Chemical Society Reviews, 42(2):512–529.
Paiva, C. A. and Tori, R. (2017). Jogos digitais no ensino: processos cognitivos, benefícios e desafios. XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, pages 1–4.
Pozo, J. I. and Crespo, M. á. G. (2009). A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico.
Santiago, P. C., de Souza Chagas, J. V., and Conci, A. (2021). Um game para auxiliar no aprendizado do esqueleto humano. In Anais Estendidos do XX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, pages 932–939. SBC.
Santos, A. A. and Pereira, O. J. (2019). A importância dos jogos e brincadeiras lúdicas na educação infantil. Revista Eletrônica Pesquiseduca, 11(25):480–493.
Silva, D. R. and Spiegel, C. N. (2022). Avalição do jogo célula adentro na plataforma digital tabletopia. In Anais Estendidos do XXI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, pages 1039–1047. SBC.
Silveira, M. L. d. (2013). Dificuldades de aprendizagem e concepções alternativas em biologia: a visão de professores em formação sobre o conteúdo de citologia. Master’s thesis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Publicado
06/11/2023
Como Citar
CHAGAS, João Vitor de Souza; MORAES, Wallace do Carmo; CONCI, Aura.
Cell Interact um jogo para aprender biologia celular. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2023
.
p. 559-568.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.234085.