Creative Journey: Uma Ferramenta de Auxílio ao Ensino de Lógica e Programação para Crianças

  • Bryan T. Paiva IFSul
  • Érico Marcelo H. do Amaral Unipampa
  • Guilherme D. Goulart Unipampa
  • Marco Antônio A. dos Santos IFSul
  • Maria Elizabeth B. Silva Unipampa

Resumo


O presente trabalho propõe um jogo sério em 2D com o uso de conceitos de gamificação para ensinar lógica e programação e os 4 princípios básicos do pensamento computacional a alunos de 9 a 14 anos. O jogo foi desenvolvido alinhando as teorias de aprendizagem com uma metodologia que contém estratégias de ensino. O jogo sério foi avaliado em uma escola de tecnologias, onde alunos tiveram sua primeira experiência com o jogo. Os resultados obtidos mostraram que a utilização do Creative Journey foi uma ferramenta efetiva para o ensino de lógica e programação, visto a motivação e resultados apresentados pelos alunos.
Palavras-chave: Ensino de Algoritmos, Gamificação, Teorias de Aprendizagem

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Publicado
06/11/2023
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PAIVA, Bryan T.; AMARAL, Érico Marcelo H. do; GOULART, Guilherme D.; SANTOS, Marco Antônio A. dos; SILVA, Maria Elizabeth B.. Creative Journey: Uma Ferramenta de Auxílio ao Ensino de Lógica e Programação para Crianças. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 602-613. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.234109.