Desenvolvimento e validação de um jogo digital ativo para estimulação de habilidades motoras de crianças

  • Guilherme Theisen Schneider FEEVALE
  • Denise Bolzan Berlese FEEVALE
  • Débora Nice Ferrari Barbosa FEEVALE
  • Lynn Rosalina Gama Alves UFBA

Resumo


O presente artigo apresenta o desenvolvimento e validação de um jogo digital ativo chamado GameMove Motor Skill e sua aplicação junto ao público-alvo. O jogo tem como objetivo o estimular habilidades motoras de crianças na faixa etária de 6 a 11 anos. O desenvolvimento seguiu um processo cíclico de prototipagem, testagem e avaliação, envolvendo especialistas e uma amostra do público-alvo (N=99). A validação realizada por juízes especialistas demonstrou um alto nível de concordância, reforçando a confiabilidade e adequação do jogo. Na validação junto ao público-alvo, observou-se que, mesmo com uma distribuição heterogênea, os participantes apresentaram médias semelhantes por idade, gênero e ano escolar, indicando um adequado balanceamento do jogo.

Palavras-chave: exergame, contexto escolar, habilidades motoras, crianças

Referências

Brasil. Senado Federal. Lei no. 14.058 de 18 de setembro de 2020. Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).Disponível na URL: [link]. Acesso 20 Jun. 2023.

Baba, Y., & Tschang, F. (2001). Product development in Japanese TV game software: The case of an innovative game. International Journal of Innovation Management, 5(4), 487–515.

Bardid, F., et al. (2017). The effectiveness of a community-based fundamental motor skill intervention in children aged 3–8 years: Results of the multimove for kids project.Journal of Science and Medicine in Sport, 20(2), 184–189.

Berlese, D., et al. (2020). GameMove: A Proposal for Evaluation of Motor Development in Children Mediated by Digital Games. International Journal of Innovative Education Research, 8(1), 169-177.

Boulic, R. and Renault, O. (1991) “3D Hierarchies for Animation”, In: New Trends in Animation and Visualization, Edited by Nadia Magnenat-Thalmann and Daniel Thalmann, John Wiley & Sons ltd., England.

BRASIL. Presidência da República – Secretaria Geral. Lei no. 13.709 de 14 de agosto de 2018 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Disponível na URL: [link]. Acesso 20 Jun. 2023.

Dyer, S., Martin, J. and Zulauf, J. (1995) “Motion Capture White Paper”, [link], December.

Fernández-Aranda, F., et al. (2012). Video games as a complementary therapy tool in mental disorders: PlayMancer, a European multicentre study. Journal of Mental Health, 21(4), 364-374.

Gabbard, C., & Burton, A. W. (2017). Neurodevelopmental bases of motor skills. In Motor behavior (2nd ed., pp. 29-59). Human Kinetics.

Gallahue, D. L., Ozmun, J. C., & Goodway, J. D. (2013). Compreendendo o Desenvolvimento Motor: Bebês, Crianças, Adolescentes e Adultos (7th ed.). Amgh Editora Ltda.

Hernández-Nieto, R. (2002). Contributions to statistical analysis. Universidad de Los Andes.

Holton, M. and Alexander, S. (1995) “Soft Cellular Modeling: A Technique for the Simulation of Non-rigid Materials”, Computer Graphics: Developments in Virtual Environments, R. A. Earnshaw and J. A. Vince, England, Academic Press Ltd., p. 449-460.

Johnson, T.; et al (2020). Virtual Reality Use for Symptom Management in Palliative Care: A Pilot Study to Assess User Perceptions.Journal of Palliative Medicine.Sep 2020.1233-1238. DOI: 10.1089/jpm.2019.0411

Knuth, D. E. (1984), The TeXbook, Addison Wesley, 15th edition.

Lin, Jih-Hsuan. (2015) “Just Dance”: The effects of exergame feedback and controller use on physical activity and psychological outcomes. Games for Health Journal, v. 4, p.183-9, 2015. DOI: 10.1089/g4h.2014.0092. Acesso em: 10 out. 2022.

Lopes, V. P., Saraiva, L., Gonçalves, C., & Rodrigues, L. P. (2018). Association between perceived and actual motor competence in Portuguese children. Journal of Motor Learning and Development, 6(2), 366-377.

Lubans, D. R., et al. (2010). Fundamental movement skills in children and adolescents: Review of associated health benefits. Sports Medicine, 40(12), 1019-1053.

Malina, R. M. (2014). Growth, maturation, and physical activity (2nd ed.). Human Kinetics.

Neto, R. F. (2002). Manual de Avaliação Motora. Artmed.

Payne, V. G., & Isaacs, L. D. (2017). Human motor development: A lifespan approach (9th ed.). McGraw-Hill Education.

Piaget, J. (1976). The Grasp of Consciousness: Action and Concept in the Young Child.Harvard University Press.

Raupp, D., & Eichler, M. L. (2012). A rede social Facebook e suas aplicações no ensino de química. Novas Tecnologias na Educação, 10(1), 1-10.

Ré, A. H. N., et al. (2018). Competência motora em crianças do ensino público da cidade de São Paulo. Journal of Physical Education, 29(1), 1-8.

Santos, C. R. D., Silva, C. C. D., & Marques, I. (2017). Relationship between physical activity, physical fitness, and motor competence in school children. Motricidade, 13, 76-83.

Silva, R. N., & Rufato, J. A. (2020). Educação Física no ensino a distância: uma revisão. Caderno Intersaberes, 9(17).

Smith, A. and Jones, B. (1999). On the complexity of computing. In Advances in Computer Science, pages 555–566. Publishing Press.

Sousa, M. G., Oliveira, E. M. L., Coelho, M. M. F., Miranda, K. C. L., Henriques, A. C.P. T., & Cabral, R. L. (2018). Validation of educational game for adolescents about the sexuality topic. Rev Fund Care Online, 10(1), 203-209.

Vazou, S., et al. (2019). More than one road leads to Rome: A narrative review and meta-analysis of physical activity intervention effects on cognition in youth. International Journal of Sport and Exercise Psychology, 17(2), 153-178.
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
SCHNEIDER, Guilherme Theisen; BERLESE, Denise Bolzan; BARBOSA, Débora Nice Ferrari; ALVES, Lynn Rosalina Gama. Desenvolvimento e validação de um jogo digital ativo para estimulação de habilidades motoras de crianças. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 649-658. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.234182.