GEOMETRY QUEST: um jogo com foco na geometria

  • Igor de Oliveira Silva UFV
  • Hugo Rodrigo UFV
  • Fellipe de Oliveira Silva UFV
  • Pedro M. de Souza UFV

Resumo


Durante este projeto foi realizado o desenvolvimento de um jogo digital educativo, através da ferramenta Unity, utilizando métodos de desenvolvimento ágil para a criação do jogo, um jogo para alunos do 6° ano com o foco na matemática, com o objetivo de auxiliar o aprendizado da Geometria. Através de dicas e anotações durante o decorrer do jogo, é possível aprender os conceitos básicos da Geometria, dessa forma o jogo GeometryQuest tenta auxiliar no aprendizado através de uma nova forma de aprendizado.

Palavras-chave: Ensino-Aprendizado, Jogo Digital, Matemática, Geometria

Referências

Alves, D. M., dos Santos Carneiro, R., and dos Santos Carneiro, R. (2022). Gamificação no ensino de matemática: Uma proposta para o uso de jogos digitais nas aulas como motivadores da aprendizagem. Revista Docência e Cibercultura, 6(3):146–164.

Ana Carolina Moreno e Elida Oliveira (2022). Brasil cai em ranking mundial de educação em matemática e ciências; e fica estagnado em leitura. Disponível em: [link]. Acesso em: 16 de outubro 2022.

Ansimuz (2022). Sunny land. Disponível em: [link]. Acesso em: 3 de março de 2023.

de Lima, A. C. O. and da Costa Negrão, F. (2022). O uso de jogos eletrônicos no processo de ensino e aprendizagem da matemática. Revista Docência e Cibercultura, 6(1):01–16.

Dustyroom (2019). Free casual game sfx pack. Disponível em: [link]. Acesso em: 3 de março de 2023.

Hocking, J. (2022). Unity in Action: Multiplatform game development in C. Simon and Schuster.

Hughes, J. F., Van Dam, A., McGuire, M., Foley, J. D., Sklar, D., Feiner, S. K., and Akeley, K. (2014). Computer graphics: principles and practice. Pearson Education.

Lima, N. d. S. (2022). A importância do lúdico: jogos e brincadeiras no ensino fundamental i.

Mattioli, F. E., Lamounier Jr, E. A., Cardoso, A., Alves, N., and Muniz, M. (2009). Uma proposta para o desenvolvimento ágil de ambientes virtuais. SBC. Anais do WRVA.

Morganpurkis (2017). Rustling grass 4.wav. Disponível em: [link]. Acesso em: 5 de março de 2023.

Pova, R., Andrade, M. d. F. R., and Aparício, A. S. M. (2022). A importância do trabalho com jogos para o ensino de matemática. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, 6(1):95–109.

Rodrigues, M. (2021). Jogos educativos no ensino da matemática. Master’s thesis.

Sandin, M. and Muniz, L. (2022). A importância dos jogos e brincadeiras no ensino da matemática na educação infantil. Caderno de Diálogos, 1(1).

Sousa, P. M. (2023). V mostra de jogos digitais – ufv-crp. Disponível em: [link]. Acesso em: 29 de junho de 2023.

Takita, B. R. and Santana, J. R. (2017). Bombermatics: Um jogo digital como recurso no ensino de matemÁtica.
Publicado
06/11/2023
SILVA, Igor de Oliveira; RODRIGO, Hugo; SILVA, Fellipe de Oliveira; SOUZA, Pedro M. de. GEOMETRY QUEST: um jogo com foco na geometria. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 729-738. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.233995.