Guess ensino - um jogo interativo para auxiliar no aprendizado de Libras

  • João Antonio Freitas Furquim UTFPR
  • Flávia Belintani Blum Haddad UTFPR
  • Débora Gonçalves Ribeiro Dias UTFPR

Resumo

Este artigo apresenta um jogo interativo para auxiliar no aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (Libras), por meio de desafios e recompensas em um jogo de perguntas e respostas para plataformas móveis. O referencial teórico aborda o surgimento dos jogos educacionais e a sua influência no desenvolvimento educacional de crianças e adultos e evidencia a história da Libras, apresentando conceitos, definições e curiosidades dessa língua tão pouco explorada. São relatados os métodos e ferramentas utilizados. O resultado demonstra a evolução dos protótipos até a versão final e os testes de usabilidade que colaboraram para solucionar problemas, realizar melhorias nas funcionalidades e avaliar a curva de aprendizado do usuário.

Referências

AdeLibras (2020). Adelibras: Aprenda libras brincando. Play Store.

Brasil, P. D. R. C. C. (2002). Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Planalto do Governo Brasileiro, page 1.

Brasil, P. D. R. C. C. (2005). Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Planalto do Governo Brasileiro, page 1.

Brasil, P. D. R. C. C. (2015). Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Planalto do Governo Brasileiro, page 1.

Castro, M. P. D. and Oliveira, M. R. F. D. (2016). Os jogos como metodologia de ensino e aprendizagem com alunos da sala de recursos multifuncional tipo i: Multiplicação dos números naturais. Universidade Estadual de Londrina - UEL, 1:22.

CE, P. (2022). Quiz de libras. Play Store, page 1.

de Melo Setúbal, O. A. (2010). Resquícios da pedagogia tradicional na prática docente: um relato de experiências a partir do pibid ifto-campus palmas. Instituto Federal do Tocantins - IFTO, page 7.

Estimado, R. B. (2019). A educação de surdos e cegos na frança e no brasil. Universidade de São Paulo - USP.

HandTalk (2022). Hand talk: Tradutor para libras. Play Store, page 1.

IBGE (2010). Instituto brasileiro de geografia e estatística.

Marin, C. R. and de Góes, M. C. R. (2006). A experiencia de pessoas surdas em esferas de atividade do cotidiano. Universidade Metodista de Piracicaba.

Mori, N. N. R. and Sander, R. E. (2015). História da educação dos surdos no brasil. Universidade Estadual de Maringá - UEM, page 16.

Pereira, R. F., Fusinato, P. A., and Neves, M. C. D. (2009). Desenvolvendo um jogo de tabuleiro para o ensino de física. Universidade Estadual de Maringá - UEM.

Piazza, L. (2021). Prototipação: o que é, quais são os tipos e 10 ferramentas.

Sanches, R. M. L., Batista, S. C. F., and de Souza Marcelino, V. (2020). Jogos educacionais para dispositivos móveis: seleção e avaliação por alunos da educação básica. Congresso Internacional de Educação e Tecnologias.

Santos, L. C., Neves, D. F., de Moura Filho, H. C., dos Santos Menezes, F., and da Silva, L. F. S. (2018). Prototipação de aplicativos como método de aprendizagem na informática em saúde: Um relato de experiência. Universidade Federal de Sergipe.

Schlünzen, E. T. M., dos Santos Di Benedetto, L., and do Nascimento Santos, D. A. (2012). O que é LIBRAS? Universidade Estadual Paulista - UNESP, page 4.

Senado, A. (2021). Obrigatoriedade da oferta de libras na educação básica passa na cdh. page 1.

Silva, C. B. M. (2018). Os surdos no cotidiano: um público consumidor “invisível”.

StatCounter (2022). Mobile operating system market share worldwide.

Strobel, K. (2009). História da educação de surdos. Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, page 49.

Volpato, E. (2014). Teste de usabilidade: o que é e para que serve? page 1.

Woebcken, C. (2021). Teste de usabilidade: 5 maneiras de testar suas aplicações.
Publicado
2023-11-06
Como Citar
FURQUIM, João Antonio Freitas; HADDAD, Flávia Belintani Blum; DIAS, Débora Gonçalves Ribeiro. Guess ensino - um jogo interativo para auxiliar no aprendizado de Libras. Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), [S.l.], p. 739-749, nov. 2023. ISSN 0000-0000. Disponível em: <https://sol.sbc.org.br/index.php/sbgames_estendido/article/view/27864>. Acesso em: 18 maio 2024. doi: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.233951.
Seção
Trilha de Educação – Artigos Completos