Guess ensino - um jogo interativo para auxiliar no aprendizado de Libras

  • João Antonio Freitas Furquim UTFPR
  • Flávia Belintani Blum Haddad UTFPR
  • Débora Gonçalves Ribeiro Dias UTFPR

Resumo


Este artigo apresenta um jogo interativo para auxiliar no aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (Libras), por meio de desafios e recompensas em um jogo de perguntas e respostas para plataformas móveis. O referencial teórico aborda o surgimento dos jogos educacionais e a sua influência no desenvolvimento educacional de crianças e adultos e evidencia a história da Libras, apresentando conceitos, definições e curiosidades dessa língua tão pouco explorada. São relatados os métodos e ferramentas utilizados. O resultado demonstra a evolução dos protótipos até a versão final e os testes de usabilidade que colaboraram para solucionar problemas, realizar melhorias nas funcionalidades e avaliar a curva de aprendizado do usuário.
Palavras-chave: ogos educacionais, Libras, aprendizado

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Publicado
06/11/2023
FURQUIM, João Antonio Freitas; HADDAD, Flávia Belintani Blum; DIAS, Débora Gonçalves Ribeiro. Guess ensino - um jogo interativo para auxiliar no aprendizado de Libras. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 739-749. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.233951.