Jogo digital: Trilhas do Conhecimento para o auxílio no ensino aprendizagem de crianças com deficiência intelectual da APAE

  • Álvaro K. Oda UFV
  • Danton S. Soares UFV
  • Lucas N. Saar UFV
  • Luiz A. Machado UFV
  • Otávio M. Oda UFV
  • Hugo Castro UFV
  • Clausius D. Reis UFV
  • Pedro M. de Sousa UFV

Resumo


Este artigo trata-se do desenvolvimento e aplicação de um jogo educacional elaborado na plataforma Unity feito para alunos de escolas APAE (Associação de Pais e Amigos dos excepcionais) que possuem deficiência intelectual leve e estudam no 4º e 5º ano. Trilhas do Conhecimento propõe um jogo onde o aluno assume o papel de Leonardo, um garoto que se aventura em trilhas e deve completar desafios para passar de fase. Com foco na área de interpretação textual, abrangendo conteúdos relacionados à Língua Portuguesa e Matemática, o jogo promete ser uma abordagem dinâmica para auxiliar no aprendizado em sala.
Palavras-chave: APAE, Jogo Digital, Interpretação

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Publicado
06/11/2023
ODA, Álvaro K.; SOARES, Danton S.; SAAR, Lucas N.; MACHADO, Luiz A.; ODA, Otávio M.; CASTRO, Hugo; REIS, Clausius D.; SOUSA, Pedro M. de. Jogo digital: Trilhas do Conhecimento para o auxílio no ensino aprendizagem de crianças com deficiência intelectual da APAE. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 781-791. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.234112.