Jogos educativos no Ensino de Circuitos Digitais: Um Mapeamento Sistemático

  • Larissa Fátima de Souza da Luz Santini UEM
  • André Luis Santini UEM
  • Maurilio Martins Campano Junior UEM / UniCesumar
  • Mateus Bonfim Track UEM
  • Marcos de Assumpção UEM
  • Linnyer Beatrys Ruiz Aylon UEM

Resumo


A utilização de jogos e elementos de gamificação como estratégias de ensino tem sido cada vez mais valorizada no contexto educacional, pois proporcionam motivação e engajamento dos alunos. A evasão escolar em cursos da área de Ciência da Computação é um problema recorrente e o uso de jogos pode contribuir para a redução desse fenômeno. A disciplina de Circuitos Lógicos muitas vezes é considerada tediosa pelos alunos e os jogos educativos surgem como uma abordagem promissora para tornar o aprendizado mais interessante e motivador. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar um mapeamento sistemático dos jogos educativos existentes para o ensino de Circuitos Digitais. O estudo busca identificar e analisar os trabalhos que envolvam jogos para a área, publicados nos últimos 10 anos, analisando o gênero dos jogos, os conceitos de Circuitos Digitais abordados e se esses jogos estão sendo avaliados de acordo com alguma metodologia. Os resultados apontam 13 jogos encontrados abordando conceitos como números binários, portas lógicas, tabela verdade e expressões lógicas.

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Publicado
06/11/2023
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SANTINI, Larissa Fátima de Souza da Luz; SANTINI, André Luis; CAMPANO JUNIOR, Maurilio Martins; TRACK, Mateus Bonfim; ASSUMPÇÃO, Marcos de; AYLON, Linnyer Beatrys Ruiz. Jogos educativos no Ensino de Circuitos Digitais: Um Mapeamento Sistemático. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 814-825. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.234063.