MagicBits: Um Game Auxiliar para a Disciplina de Introdução aos Sistemas Computacionais

  • Alexandre S. C. Oliveira UnB
  • Eduardo F. Assis UnB
  • Marcus V. Lamar UnB

Resumo


Este trabalho apresenta o jogo educacional MagicBits, desenvolvido para oferecer uma alternativa à prática dos conteúdos da disciplina Introdução aos Sistemas Computacionais. O projeto é utilizado como uma ferramenta de apoio ao ensino, e tem o objetivo de aumentar o engajamento dos alunos na disciplina. O MagicBits é constituído de uma série de minigames, os quais oferecem um ambiente lúdico e imersivo, onde os estudantes se tornam protagonistas e devem superar os desafios encontrados. Estes minigames são desenvolvidos para abordar temas específicos da disciplina, oferecendo formas para os alunos aplicarem e reforçarem os conhecimentos adquiridos em sala de aula. O projeto foi aplicado na turma do primeiro semestre de 2023, e pôde-se identificar indícios de uma melhora no desempenho dos alunos em comparação a semestres anteriores.

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Publicado
06/11/2023
OLIVEIRA, Alexandre S. C.; ASSIS, Eduardo F.; LAMAR, Marcus V.. MagicBits: Um Game Auxiliar para a Disciplina de Introdução aos Sistemas Computacionais. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 838-849. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.234021.