O Uso De Jogos Digitais Como Ferramenta De Aprendizagem

  • Diego Rodrigues Pereira IFSUL
  • Luciano Beiestorf Rocha IFSUL

Resumo


A aplicação de jogos digitais como ferramenta auxiliar na educação não se dá de forma simples, muitos são os fatores que dificultam o uso nas escolas. A não familiaridade dos educadores com este tipo de mídia e a visão distorcida que muitos pais e professores tem sobre o tema, vendo-o como um vício ou um gerador de comportamento agressivo, são exemplos desta barreira. A hipótese abordada aqui para contornar estas dificuldades, é a criação e implementação de um game educacional, com uma mecânica divertida, criando um elemento lúdico para motivar o aprendizado. Assim, este artigo apresenta relatos sobre o uso de jogos digitais na aprendizagem, apresentando ó como um elemento lúdico para motivar o aprendizado e proporcionar aos estudantes uma experiência que contribua com a sua formação e aos profissionais da educação uma visão mais esclarecida sobre esta temática.

Palavras-chave: aprendizagem, jogos digitais, educação

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Publicado
06/11/2023
PEREIRA, Diego Rodrigues; ROCHA, Luciano Beiestorf. O Uso De Jogos Digitais Como Ferramenta De Aprendizagem. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 858-868. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.233891.