P do Quê?: Um Jogo de Tabuleiro Sobre o Composto de Marketing

  • Dôuglas Aparecido Ferreira UFMT
  • Ana Flávia Balieiro UFMT
  • Matheus Carlos da Silva UFMT
  • Pedro Arthur UFMT
  • Paulo Lenço IFMT
  • Hélia Vannucchi UFMT

Resumo

Este artigo apresenta e discute teoricamente a criação e as implicações educacionais do jogo de tabuleiro P do quê? desenvolvido na Universidade Federal de Mato Grosso. Para isso, recorre-se a outras experiências semelhantes que embasam a avaliação da efetividade da proposta. A metodologia de construção do jogo envolve leitura de textos, reuniões de planejamento, estudo de jogos de referência, confecção de um protótipo e testes com o público. O resultado é um jogo dinâmico, que pode ser utilizado por profissionais e estudantes de marketing, mas também de forma despretensiosa por qualquer outro grupo. Nas conclusões, apontamos as oportunidades e desafios de utilizar um jogo como apoio pedagógico ao ensino de marketing.

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Publicado
2023-11-06
Como Citar
FERREIRA, Dôuglas Aparecido et al. P do Quê?: Um Jogo de Tabuleiro Sobre o Composto de Marketing. Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), [S.l.], p. 869-880, nov. 2023. ISSN 0000-0000. Disponível em: <https://sol.sbc.org.br/index.php/sbgames_estendido/article/view/27876>. Acesso em: 18 maio 2024. doi: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.234079.
Seção
Trilha de Educação – Artigos Completos