P do Quê?: Um Jogo de Tabuleiro Sobre o Composto de Marketing
Resumo
Este artigo apresenta e discute teoricamente a criação e as implicações educacionais do jogo de tabuleiro P do quê? desenvolvido na Universidade Federal de Mato Grosso. Para isso, recorre-se a outras experiências semelhantes que embasam a avaliação da efetividade da proposta. A metodologia de construção do jogo envolve leitura de textos, reuniões de planejamento, estudo de jogos de referência, confecção de um protótipo e testes com o público. O resultado é um jogo dinâmico, que pode ser utilizado por profissionais e estudantes de marketing, mas também de forma despretensiosa por qualquer outro grupo. Nas conclusões, apontamos as oportunidades e desafios de utilizar um jogo como apoio pedagógico ao ensino de marketing.
Palavras-chave:
jogo de tabuleiro, marketing, ensino, aprendizagem
Referências
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Publicado
06/11/2023
Como Citar
FERREIRA, Dôuglas Aparecido; BALIEIRO, Ana Flávia; SILVA, Matheus Carlos da; ARTHUR, Pedro; LENÇO, Paulo; VANNUCCHI, Hélia.
P do Quê?: Um Jogo de Tabuleiro Sobre o Composto de Marketing. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2023
.
p. 869-880.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.234079.