P do Quê?: Um Jogo de Tabuleiro Sobre o Composto de Marketing

  • Dôuglas Aparecido Ferreira UFMT
  • Ana Flávia Balieiro UFMT
  • Matheus Carlos da Silva UFMT
  • Pedro Arthur UFMT
  • Paulo Lenço IFMT
  • Hélia Vannucchi UFMT

Resumo


Este artigo apresenta e discute teoricamente a criação e as implicações educacionais do jogo de tabuleiro P do quê? desenvolvido na Universidade Federal de Mato Grosso. Para isso, recorre-se a outras experiências semelhantes que embasam a avaliação da efetividade da proposta. A metodologia de construção do jogo envolve leitura de textos, reuniões de planejamento, estudo de jogos de referência, confecção de um protótipo e testes com o público. O resultado é um jogo dinâmico, que pode ser utilizado por profissionais e estudantes de marketing, mas também de forma despretensiosa por qualquer outro grupo. Nas conclusões, apontamos as oportunidades e desafios de utilizar um jogo como apoio pedagógico ao ensino de marketing.
Palavras-chave: jogo de tabuleiro, marketing, ensino, aprendizagem

Referências

Barros, D. A. M., & Pimentel, F. S. C. (2021). TRILHA DE CORES: gamificação para o ensino de composição e projeto gráfico no curso de publicidade e propaganda. Revista Plurais-Virtual, 11(1).

Butler, J. B., & Christensen, S. L. (2003). Mixing and matching: The effect on student performance of teaching assistants who team teach business and marketing simulations. Marketing Education Review, 13(3), 35-45.

Cardoso, A., & Polonia, D. (2014). The role of serious games in the marketing higher education institutions: An exploratory study. International Journal of Game-Based Learning (IJGBL), 4(3), 52-63.

Cordenonsi, A. S., Barin, C. S., & Ellensohn, R. M. (2022). MKT Stories: jogo pedagógico para revisão de conceitos e princípios básicos do marketing. Vivências, 18(36), 279-301.

D'Ipolitto, C. (2012). Jogos de negócio e educação empreendedora. Revista Eletrônica Sistemas & Gestão, 7(2), 192-204.

Hemzo, M. A. (2005). Jogos de Simulação Estratégica de Marketing: uma análise de seu uso como ferramenta andragógica no ensino de Administração. Revista Estudos, 9(9), 9-30.

Kikot, T., Fernandes, S., & Costa, G. (2015). Potencial da aprendizagem baseada-em-jogos: Um caso de estudo na Universidade do Algarve. RISTI.(16), 17-29.

Kolb, D. A. (1984). Experiential learning: experience as the source of learning and development. Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice Hall.

Kotler, P. (2001). Administração de Marketing. 10ª Ed. São Paulo: Prentice Hall.

Kotler, P., & Armstrong, G. (2010). Princípios de Marketing. 12ª Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Kotler, P., Armstrong, G., Saunders, J., & Wong, V. (2005). Princípios de Marketing. 4ª Ed. Lisboa: Centro Atlântico.

Kotler, P., Bowen, J. T., & Makens, J. C. (2014). Marketing for Hospitality and Tourism. 6ª Ed. Harlow: Pearson Education.

Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2010). Marketing 3.0: From Products to Customers to the Human Spirit. Hoboken: Wiley.

Lamb, M. B., Bulhões, T. M., da Silva, R. P. V., Knorr, L., & Grecco, T. (2017). MKT Adventure: jogo educativo gratuito para conceitos de Marketing. Anais do XVI Proceedings of SBGames.

Martin, J. A. P., de Sousa Siqueira, A., dos Santos, M. F., & Moretto, N. A. (2018). Uso da gamificação no ensino de marketing. Brazilian Applied Science Review, 2(2), 734-745.

Plaza, Júlio; Tavares, Monica. (1998). Processos criativos com os meios eletrônicos: poéticas digitais. São Paulo: Hucitec.

Ricci, M. L. F., Lima, M. C., Viana, I. A. S., Silva Neto, R. G., & Martins Filho, T. B. (2016). Advinha Game - Um Jogo Sobre Publicidade E Propaganda. In XXIII Prêmio Expocom 2016 – Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Universidade de Fortaleza.

Wang, A. I., Øfsdahl, T., & Mørch-Storstein, O. K. (2010). An evaluation of a mobile game concept for lectures. Proceedings of the 4th European Conference on Games Based Learning, 418-426.

Zantow, K., Knowlton, D. S., & Sharp, D. C. (2005). More than fun and games: Reconsidering the virtues of strategic management simulations. Academy of Management Learning & Education, 4(4), 451-458.
Publicado
06/11/2023
FERREIRA, Dôuglas Aparecido; BALIEIRO, Ana Flávia; SILVA, Matheus Carlos da; ARTHUR, Pedro; LENÇO, Paulo; VANNUCCHI, Hélia. P do Quê?: Um Jogo de Tabuleiro Sobre o Composto de Marketing. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 869-880. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.234079.