Simulador para Gestão 4.0: Um Auxílio à Tomada de Decisão

  • Edgard M. Wagner IFFluminense
  • Letícia B. Oliveira UENF
  • Pedro M. Menezes IFFluminense
  • Yan B. S. Barreto IFFluminense
  • Ana Carolina H. V. Santos IFFluminense
  • Kátia S. V. Menezes IFFluminense
  • José L. Silva Universidade de Lisboa
  • Simone V. Silva IFFluminense

Resumo


O ambiente atual dos negócios demanda pesquisas associando o uso das tecnologias da Indústria 4.0 para apoio às decisões de gestão, assim como o ensino-aprendizado visando a capacitação de mão de obra para tais decisões. Este artigo tem o objetivo de apresentar um simulador aplicado à gestão, utilizando gamificação para criar cenários virtuais que representem situações reais da gestão organizacional. A metodologia proposta consiste no projeto, desenvolvimento e avaliação do simulador. Como resultado tem-se uma ferramenta capaz de simular diversas ações, auxiliando na seleção das mais adequadas aos casos reais de gestão, provendo decisões assertivas aos gestores e facilitando o aprendizado dos stakeholders, possibilitando o treinamento adequado dos mesmos para atuarem na Gestão 4.0.

Palavras-chave: Simulador, Gestão, Gamificação, Virtual

Referências

Ammar, M., Haleem, A., Javaid, M., Walia, R., Bahl, S. (2021). Improving material quality management and manufacturing organisations system through Industry 4.0 technologies, Mater. Today: Proc. 45, 5089–5096

Azevedo, M. e Pinto, F. (2014). “Gamebok: jogo educativo para o ensino aprendizagem do PMBOK”. VII Fórum de Educação em Engenharia de Software Evento - SBES 2014.

Bach, M.P., Curlin, T., Stjepic, A.M., Meško, M. (2023). Quo Vadis Business Simulation Games in the 21st Century? Information, 14(178), p.1-23. DOI: 10.3390/info14030178

Battistella, P., Camargo, A. e Wangenheim, C. (2016). “Scrum-Scape: Jogo educacional de Role-Playing Game (RPG) para ensinar Scrum”. V Cong. Br. Inf. na Educ.– CBIE 2016.

Calderón, A., Ruiz, M. (2014). “Bringing Real-life Practice in Software Project Management Training Through a Simulation-based Serious Game Computer Science”. CSEDU 2014.

Classe, T., Araujo, R. e Xexeo, G. (2018). “Process Model Game Design: Uma Ferramenta para Apoio a Sistematização de Design de Jogos Digitais Baseados em Processos de Negócio”. Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital - SBGames 2018.

Classe, T., Araujo, R. e Xexeo, G. (2019). “Jogos Digitais Baseados em Processos de Negócio”. Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital - SBGames 2019.

Classe, T., Siqueira, S., Araujo, R., & Xexéo, G. (2020). “Play Your Process - Uma Método de Design de Jogos Digitais Baseados em Modelos de Processos de Negócio”. XVI Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Porto Alegre: SBC.

CNI. (2016). Indústria 4.0: novo desafio para a indústria brasileira. Sondagem especial – Indústria 4.0. 17(2). Confederação Nacional da Indústria. Brasil.

Garcia, S. (2020). “Gestão 4.0 em Tempos de Disrupção”. São Paulo: Edg. Blucher, 2020.

Haleem, A., Javaid, M., Pratap, S. R., Suman, R., Khan, S. (2023). Management 4.0: Concept, applications and advancements. Sustainable Oper.and Computers, 4, p. 10–21.

IMD World Competitiveness Center (2022). World Digital Competitiveness Ranking 2022. Disponível em [link]

Leitão, T., Navarro, L., Cameira, R. e Silva, E. (2021), "Serious games in business process management: a systematic literature review". Business Process Management J., 27(3).

Leite, D., Delfino, S., Mélo, C., Medeiros, A. e Andrade, H. (2015). “GSPROJECTS - Ambiente para simulação da gestão de projetos de software”. XXIII Workshop sobre Educação em Computação.

Mesquida, A., Jovanovicand M., Mas, A. (2016). “Process Improving by Playing: Implementing Best Practices through Business Games”. 23rd European Conference on Software Process Improvement (EuroSPI).

Moore, D., Massar, B., Frederiks, M., Veltkamp, R., Runhaar, H. (2022). Gamification for sustainable food transitions: supporting multi-level cooperation in short food supply chains through GAIN.Int.J. Food Stud., 11, p.248–259. DOI: 10.7455/IJFS/11.SI.2022.A10

Muñoz, M., Hernández, L., Mejia, J., Peña, A., Rangel, N., Torres, C., Sauberer. G. (2017).“A Model to Integrate Highly Effective Teams for Software Development”. 24th European Conference on Software Process Improvement (EuroSPI).

Oliveira, R. P., Santos, I. L., Souza, C. G., Reis A. C., Souza, W. M. (2022). A study on the relation between industry 4.0 technologies and gamification in e-learning. Interactive Technology and Smart Education. DOI: 10.1108/ITSE-02-2022-0020

Peffers, K. et al. (2008). A Design Science Research Methodology for Information Systems Research. J. of Management Information Systems, 24(3).

Porto, D., Ferrari, F. e Fabbri, S. (2019). “Improving Project Manager Decision with Gamification: An Experience Report”. XVIII Brazilian Symposium on Software Quality.

Rumeser, D. e Emsley, M. (2018). A systematic review of project management serious games: Identifying gaps, trends, and directions for future research. J. M. P. Manag., 6(1).

Sanina, A., Kutergina, E., Balashov, A. (2020). The Co-Creative approach to digital simulation games in social science education. J. Computers in Education, 149, 103813.

Schuster K., Grob K., Vossen R., Richert A., Jeschke S. Preparing for industry 4.0– collaborative virtual learning environments in engineering education (2016). Engineering Education 4.0. Springer.

Silva, S. V., Barroso, L., Paulino, E. (2013). “Melhorias Aplicadas à Ferramenta Gestão Integrada – Uma Abordagem no Processo de Gerência de Projetos”. WPGS - SBQS 2013, Salvador.

Silva, S., Barroso, L., Salles, M. e Arantes, F. (2014). “Ferramenta Gestão Integrada”. Business Day – Int. Conf. Quality of Information and Communications Technology.

Silva, S. V., Barroso, L., Sales, M. S., Fernandes, F. A., Sales P. P. (2015). “Uma Ferramenta para Auxiliar a Utilização do Project Model Canvas”. Congresso Nacional de Excelência em Gestão, Rio de Janeiro.

Souza, M., Costa, C., Ramos, G. e Righi, R. (2020). A survey on decision-making based on system reliability in the context of Industry 4.0. J. of Manufacturing Systems, 56(1).

Silva, S. V.; Vasconcelos, A. P. V. (2014). “Ambiente Integrado como Apoio ao Ensino de Processos da Engenharia de Software’. SBES - FEES, Maceió.

Swati, T., Rajagopal, K., Vaishali M. (2022). “Modernization with Gamification on Industry 4.0 in Supply Chain Management 4.0”. 6th Inter. Conf. on Elect., Comm. and Aerospace Technology. DOI: 10.1109/ICECA55336.2022.10009424

Tayal, S., Rajagopal, K., Mahajan, V. (2022). Modernization with Gamification on Industry 4.0 in Supply Chain Management 4.0. Proceedings of the Sixth International Conference on Electronics, Communication and Aerospace Technology (ICECA 2022). IEEE Xplore Part Number: CFP22J88-ART

Usfekes, Ç., Yilmaz, M., Tuzun, E., Clarke, P. M., O’Connor, R. V. (2017). “Examining Reward Mechanisms for Effective Usage of Application Lifecycle Management Tools”.24th European Conference on Software Process Improvement.

Wagner, E. M., Oliveira, L. B., Menezes, P. M., Barreto, Y. B. S., Santos, A. C. H. V., Silva, S. V. (2022). “Simulador para Gestão 4.0: Uma Versão Inicial”. Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital - SBGames 2022.
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
WAGNER, Edgard M.; OLIVEIRA, Letícia B.; MENEZES, Pedro M.; BARRETO, Yan B. S.; SANTOS, Ana Carolina H. V.; MENEZES, Kátia S. V.; SILVA, José L.; SILVA, Simone V.. Simulador para Gestão 4.0: Um Auxílio à Tomada de Decisão. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 936-946. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.234170.