Um jogo digital para geografia: ensino aprendizagem dos biomas brasileiros
Resumo
Este artigo irá apresentar o desenvolvimento e aplicação de um jogo digital de geografia, voltado para alunos do ensino fundamental II, que tem como objetivo ensinar sobre os diferentes biomas brasileiros e a importância da preservação ambiental. Nesse jogo, o jogador assume o papel de um geógrafo explorador que tem como missão preservar o meio ambiente e seus animais, seguindo a lógica do bioma em que ele estiver explorando. O jogo traz uma abordagem lúdica e educativa, permitindo que os jogadores aprendam sobre os diferentes biomas brasileiros e a importância de preservar esses ecossistemas.
Palavras-chave:
Geografia, Jogo digital, Biomas, Brasil
Referências
de Oliveira, E. F. (2019). Ensino de geografia e educação 4.0: caminhos e desafios na era da inovação. Revista Amazônica sobre Ensino de Geografia, 1(01).
Lopes, S., Moreira, T., and Rocha, J. A. S. (2022). Jogos tradicionais: Educação e ensino. ERAS— European Review of Artistic Studies, 13(1):1–14.
PENA (2023). Importância da geografia. Disponivel em [link]. Acesso em 11 setembro. 2023.
Roehrs, R., Denardin, F. G., Escoto, D. F., and Denardin, E. L. G. (2017). Adaptação do jogo war® como ferramenta did ática aplicada ao ensino de geografia – wargeo. Geografia Ensino & Pesquisa, 21(2):99–107.
SANTOS, J. L. B. d. et al. (2021). Jogos digitais no ensino de geografia: o histórico da educação lúdica e os desafios da atualidade.
Sousa, P. M. (2023). V mostra de jogos digitais – ufv-crp. Disponível em: [link]. Acesso em: 29 de junho de 2023.
Technologies, U. (2023). Plataforma de desenvolvimentos de jogos digitais. Disponivel em [link] Acesso em 02 julho. 2023.
Tori, R., Kirner, C., and Siscoutto, R. A. (2006). Fundamentos e tecnologia de realidade virtual e aumentada. Editora SBC Porto Alegre.
Tôrres, L. M. G., Fernandes, M. J. C., Junior, R. A. H., and Matos, E. d. A. (2022). Metodologias ativas a partir de jogos did áticos:: Uma revis ão bibliogr áfica e uma proposta metodol ógica no ensino de geografia. Revista GeoInterações, 6(1).
Lopes, S., Moreira, T., and Rocha, J. A. S. (2022). Jogos tradicionais: Educação e ensino. ERAS— European Review of Artistic Studies, 13(1):1–14.
PENA (2023). Importância da geografia. Disponivel em [link]. Acesso em 11 setembro. 2023.
Roehrs, R., Denardin, F. G., Escoto, D. F., and Denardin, E. L. G. (2017). Adaptação do jogo war® como ferramenta did ática aplicada ao ensino de geografia – wargeo. Geografia Ensino & Pesquisa, 21(2):99–107.
SANTOS, J. L. B. d. et al. (2021). Jogos digitais no ensino de geografia: o histórico da educação lúdica e os desafios da atualidade.
Sousa, P. M. (2023). V mostra de jogos digitais – ufv-crp. Disponível em: [link]. Acesso em: 29 de junho de 2023.
Technologies, U. (2023). Plataforma de desenvolvimentos de jogos digitais. Disponivel em [link] Acesso em 02 julho. 2023.
Tori, R., Kirner, C., and Siscoutto, R. A. (2006). Fundamentos e tecnologia de realidade virtual e aumentada. Editora SBC Porto Alegre.
Tôrres, L. M. G., Fernandes, M. J. C., Junior, R. A. H., and Matos, E. d. A. (2022). Metodologias ativas a partir de jogos did áticos:: Uma revis ão bibliogr áfica e uma proposta metodol ógica no ensino de geografia. Revista GeoInterações, 6(1).
Publicado
06/11/2023
Como Citar
BASTOS, Fábio H. S.; FERREIRA, Jocsan R. L.; ROSA, Phelipe R. M.; PIRES, Thalisson L. G.; CASTRO, Hugo; REIS, Clausius D. G.; SOUSA, Pedro.
Um jogo digital para geografia: ensino aprendizagem dos biomas brasileiros. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2023
.
p. 977-986.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.233997.