Aventurándose en la Gramática del Design Visual: Proposta de Material Didático Digital Gamificado para Professores de Línguas em Formação Continuada

  • Suzana Toniolo Linhati UFSM
  • Caroline Larrañaga UFSM
  • Susana Cristina dos Reis UFSM

Resumo


Com o intuito de colaborar com a área de Computer Assisted Learning Language, este artigo apresenta uma proposta de material didático digital gamificado sobre Gramática do Design Visual, que integra um Jogo de Realidade Alternativa educacional voltado à formação continuada de professores de línguas. Neste estudo, utilizamos os pressupostos da gamificação e o framework MoDE. A metodologia adotada é uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, que tem como público-alvo professores de espanhol formados. Como produto, apresentamos uma proposta de material digital, discorrendo sobre o planejamento e as implicações que acreditamos alcançar para o desenvolvimento do letramento multimodal docente.

Palavras-chave: Material didático digital, Gamificação, Gramática do Design visual, Língua Espanhola

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Publicado
06/11/2023
LINHATI, Suzana Toniolo; LARRAÑAGA, Caroline; REIS, Susana Cristina dos. Aventurándose en la Gramática del Design Visual: Proposta de Material Didático Digital Gamificado para Professores de Línguas em Formação Continuada. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1009-1016. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.234039.