CardClinic: Uma ferramenta para o ensino de uroginecologia

  • Bryan T. Paiva IFSul
  • Érico Marcelo H. do Amaral UNIPAMPA
  • Guilherme D. Goulart UNIPAMPA
  • Marco Antônio A. dos Santos IFSul
  • Maria Elizabeth B. Silva UNIPAMPA

Resumo


Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um jogo sério chamado CardClinic, que tem como objetivo ser um facilitador no processo de ensino-aprendizagem de fisioterapia, com o foco inicial na disciplina de uroginecologia. O jogo proposto possui dinâmicas de tradicionais jogos de cartas em conjunto de mecânicas de jogos mesa, sendo uma ferramenta alternativa e complementar para abordar de maneira mais divertida e motivadora os conteúdos apresentados em sala de aula.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem, Jogos Serios, Uroginecologia

Referências

ABT, C. C. (1970). Serious Games. New York: Viking.

DeVellis, R. (2016). Scale Development: Theory and Applications. Applied Social Research Methods. SAGE Publications.

Matiello, A. A., Antunes, M. D., Borba, R. M., Húngaro, T. G. R., Silocchi, C., and Merlo,

Jeanne, K. (2021). Fisioterapia em saúde do idoso. Porto Alegre: SAGAH.

Moreno, A. L. (2009). Fisioterapia em uroginecologia. In Fisioterapia em uroginecologia.

Palma, P. (2005). Uroginecologia ilustrada. Editora Roca.

Petri, G., Gresse von Wangenheim, C., and Borgatto, A. (2017). Evolução de um modelo de avaliação de jogos para o ensino de computação.

Raessens, J., de Mul, J., and Rushkoff, D. (2005). 2. computer games as participatory media culture.
Publicado
06/11/2023
PAIVA, Bryan T.; AMARAL, Érico Marcelo H. do; GOULART, Guilherme D.; SANTOS, Marco Antônio A. dos; SILVA, Maria Elizabeth B.. CardClinic: Uma ferramenta para o ensino de uroginecologia. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1017-1022. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.234113.