Ciclo do Poder: desenvolvimento de um jogo sério sobre dignidade menstrual
Resumo
O tema da dignidade menstrual é atual e relevante para políticas de saúde e educação. A promoção de valores positivos para adolescentes em torno do processo biológico do ciclo menstrual é fundamental para a criação de uma cultura que favoreça o empoderamento das pessoas que menstruam e a empatia dos demais. Este artigo apresenta o processo de criação do jogo cooperativo Ciclo do Poder, que busca fomentar o diálogo acerca de desafios, tabus e preconceitos observados ao longo do ciclo menstrual de uma personagem. A heurística Values at Play favoreceu o levantamento de valores pertinentes ao projeto, sua implementação e verificação, em andamento, a partir de diferentes estratégias de pesquisa e testagem.
Referências
Bartholomeus, E. Apply play to get ahead of the game. Hannie van den Berg: Studio HB, 2018.
Berton, M. (Produtor), Taback, L. (Produtor), Schiff, G. K. (Produtor), & Zehtabchi, R. (Produtor/Diretor). (2019). Absorvendo o Tabu [documentário]. EUA: Netflix.
Brasil. (2023) Decreto no 11.432, de 8 de março de 2023. Disponível em: [link].
Cardoso, M. A menina que virou Lua. Belo Horizonte: Letramento, 2019.
Fioretti, B. Os segredos de Alice no País das Maravilhas: uma viagem através do corpo feminino - hormônios, menstruação e autoconhecimento. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2021.
Flanagan, M. & Nissenbaum, H. Values at play: valores em jogos digitais. São Paulo: Blucher, 2016.Inova Social, 2018. [link]
Lembrance A.J.M, Pena, A.C., Lembrance, L. M., Felizari, A.G., Paiva, F.C., Campos, S.M.R. Fisiologia do ciclo menstrual feminino e suas influências hormonais. In Saúde da Mulher. Freitas, G.B.L (ed.) Editora Pasteur. p 62-69, 2020.
Pazmino, A. V. Como se cria: 40 métodos para design de produtos. São Paulo: Blucher, 2015.
Petrolini, C. A lua de Alice: uma história sobre a primeira menstruação e os ciclos femininos. São Paulo: Cortez Editora, 2020.
UNFPA/UNICEF, 2021. Pobreza menstrual no Brasil - desigualdades e violações de direitos