From Board Game to Digital Game: Prototyping and Transmediation of Screener

  • Geraldo Xexéo UFRJ
  • Hugo Reis UFRJ
  • François Noël UFRJ

Resumo

Este artigo descreve a prototipação e transmediação do jogo educacional Screener para Digital Screener, com objetivo de aprofundar o ensino do processo de Descoberta e Desenvolvimento de Fármacos (DDF). Apesar do sucesso do Screener, o Digital Screener amplia o escopo, introduzindo mecânicas de timeline para ensinar a sequência temporal de tarefas do DDF. As iniciativas realçam o potencial dos jogos como ferramentas de aprendizado adaptáveis e versáteis, fortalecendo a aplicação de métodos lúdicos na educação científica.

Referências

Bogost, I. (2007). Persuasive Games, The Expressive Power of Videogames. The MIT Press, Cambridge.

da Silva, D. R. (2023). Desafios e contribuições do jogo célula adentro em plataformas digitais para o apresendizado de biologia celular em cursos de graduação no contexto da pandemia. Master’s thesis, Instituto Oswaldo Cruz, Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde.

Freitas, C. E., Callado, A. d. C., Jucá, P. M., and Silva, D. R. (2017). Um processo ágil multidisciplinar de desenvolvimento de jogos para estúdios independentes. In Proceedings of SBGames 2017, pages 1232–1235.

Gibson, J. (2014). Introduction to Game Design, Prototyping, and Development: From Concept to Playable Game with Unity and C#. Addison-Wesley Professional, 1st edition.

Kelly, H., Howell, K., Glinert, E., Holding, L., Swain, C., Burrowbridge, A., and Roper, M. (2007). How to build serious games. Communications of the ACM, 50(7):44–49.

Noël, F., Xexéo, G., Mangeli, E., Mothé, A., Marques, P., Kritz, J., Blanchard, F., Vermelho, H., and Paiva, B. d. (2021). Screener, an educational game for teaching the drug discovery and development process. Brazilian Journal of Medical and Biological Research.

Pinheiro, L. S. and Cruz, D. M. (2022). Game comenius e oficinas de ludoletramento: Jogos digitais na formação de estudantes de pedagogia no ensino remoto emergencial. Revista Docência e Cibercultura, 6(5):318–350.

Siriaraya, P., Visch, V., Vermeeren, A., and Bas, M. (2018). A cookbook method for persuasive game design. International Journal of Serious Games, 5(1):37–71.

Suhor, C. (1984). Towards a semiotics-based curriculum. Journal of Curriculum Studies, 16:247–257.
Publicado
2023-11-06
Como Citar
XEXÉO, Geraldo; REIS, Hugo; NOËL, François. From Board Game to Digital Game: Prototyping and Transmediation of Screener. Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), [S.l.], p. 1035-1040, nov. 2023. ISSN 0000-0000. Disponível em: <https://sol.sbc.org.br/index.php/sbgames_estendido/article/view/27893>. Acesso em: 18 maio 2024. doi: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.233231.