Inovando na Educação com uso de Jogos Digitais: O desenvolvimento do “República em Jogo” em versão Digital para ser utilizado na II Olimpíada de Sociologia do Estado do Rio de Janeiro
Resumo
Este trabalho surge da parceria entre as instituições IFRJ e UFRJ com objetivo de transformar o jogo físico “República em Jogo” em versão digital para ser utilizado na II Olimpíada de Sociologia do Estado do Rio de Janeiro. A versão digital trouxe vantagens e sobretudo a inovação para o evento, utilizando tecnologia para a competição e promovendo aprendizagem significativa em temas como: democracia, participação política e cidadania. Além da contribuição acadêmica, o jogo criado promove práticas educativas e sociais de forma interativa. Paralelo a isso, em trabalhos futuros, o jogo também contribuirá para desenvolver novas abordagens de ensino-aprendizagem em sala de aula, trazendo novas metodologias com o uso de jogos digitais.
Referências
Costa, Leandro Demenciano (2009) ‘O que os jogos de entretenimento têm que os jogos educativos não têm” in VIII Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment - Rio de Janeiro.
Dorner, R., Gobel, S. , Effelsberg W. e Wolfgang WIEMEYER, E. J. (2016) “Serious Games Foundations, Concepts and Practice”, São Paulo, Editora Springer.
Freire, Paulo (2014) “Educação e mudança” Editora Paz e Terra.
Johnson, Steven, (2005) “Surpreendente!: a televisão e o videogame nos tornam mais inteligentes”, Rio de Janeiro, Editora Campus.
Mattar, João (2010), “Games em educação: como os nativos digitais aprendem”, São Paulo, Editora Pearson Prentice Hall.
Mendes, T. G., (2011) “Jogos Digitais como Objetos de Aprendizagem: Apontamentos para uma Metodologia de Desenvolvimento”, in X SBGames - Salvador - BA, [link].
Silva, R. S. da , Lima, R. M. de e Costa, C. S. (2017) “República em jogo” in Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica, Rio de Janeiro, Colégio Pedro II.