Inovando na Educação com uso de Jogos Digitais: O desenvolvimento do “República em Jogo” em versão Digital para ser utilizado na II Olimpíada de Sociologia do Estado do Rio de Janeiro

  • Pãmela Ketulin M. Gomes IFRJ
  • André Luiz Brazil IFRJ
  • Gabriel A. Fernandes IFRJ
  • Gabriela A. Kronemberger IFRJ
  • Alexandre G. T. Pinto Júnior IFRJ
  • Sarah M. T. de Almeida IFRJ
  • Pedro Henrique R. S. Bomfim IFRJ

Resumo


Este trabalho surge da parceria entre as instituições IFRJ e UFRJ com objetivo de transformar o jogo físico “República em Jogo” em versão digital para ser utilizado na II Olimpíada de Sociologia do Estado do Rio de Janeiro. A versão digital trouxe vantagens e sobretudo a inovação para o evento, utilizando tecnologia para a competição e promovendo aprendizagem significativa em temas como: democracia, participação política e cidadania. Além da contribuição acadêmica, o jogo criado promove práticas educativas e sociais de forma interativa. Paralelo a isso, em trabalhos futuros, o jogo também contribuirá para desenvolver novas abordagens de ensino-aprendizagem em sala de aula, trazendo novas metodologias com o uso de jogos digitais.

Palavras-chave: jogo digital educativo, inovação, aprendizagem significativa, olimpíada de Sociologia

Referências

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Publicado
06/11/2023
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GOMES, Pãmela Ketulin M.; BRAZIL, André Luiz; FERNANDES, Gabriel A.; KRONEMBERGER, Gabriela A.; PINTO JÚNIOR, Alexandre G. T.; ALMEIDA, Sarah M. T. de; BOMFIM, Pedro Henrique R. S.. Inovando na Educação com uso de Jogos Digitais: O desenvolvimento do “República em Jogo” em versão Digital para ser utilizado na II Olimpíada de Sociologia do Estado do Rio de Janeiro. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1041-1046. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.233927.