Life Green: Um Jogo Digital para a Conscientização Ambiental

  • Alexandre Ribeiro Carneiro UEFS
  • Victor Travassos Sarinho UEFS

Resumo

A utilização de jogos digitais na educação oferece uma plataforma única e imersiva para promover a conscientização ambiental. Neste sentido, este artigo apresenta o Life Green, um jogo digital casual que visa contribuir para o desenvolvimento da consciência ambiental do jogador. Trata-se de um jogo voltado para a sustentabilidade ambiental, o qual instiga o jogador a compreender a urgência de abordar os desafios do nosso planeta, bem como a tentar resolver seus diversos problemas ambientais o quanto antes.

Referências

Anastácio, B. and Ramos, D. (2017). Jogos digitais na educação a distância: percepção dos adultos sobre o lúdico e a aprendizagem. Educação & Linguagem, v. 20, n. 2, p.61-80.

Cunha, I. S. (2015). Goletando: Um Jogo Educacional para o Ensino da Coleta Seletiva de Lixo. Proceedings of SBGames.

Henriques, M. V. (2019). Sustentabilidade Ambiental: Um Estudo Sobre o Impacto dos Sistemas de Informação na Aprendizagem Baseada em Jogos e Sobre Gamificação. Universidade de Lisboa (Portugal)ProQuest Dissertations Publishing.

Jesus, A. M., Silveira, I. F., Araújo, M. S. T., and Penha, P. X. (2021). SimSustentabilidade: Um Jogo Digital de Estratégia para Educação Ambiental.

Kraemer, M. E. (2012). Gestão ambiental: um enfoque no desenvolvimento sustentável. Disponível em: [link]. Acesso em 19 de jun. de 2023.

Matias, B. C., Gomes, V. O., and Sarinho, V. T. (2019). Ugc generator: An open access web tool to model unified game canvas. In Joint International Conference on Entertainment Computing and Serious Games. Pages 407–411. Springer.

Pires, F. G. S., Ferreira, R. M., Silva, M. G., Batista, J., Franzoia, F., and Freitas, R. (2018). EcoLogic: um jogo de estratégia para o desenvolvimento do pensamento computacional e da consciência ambiental. Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 629-638.

Sarinho, V. T. (2017). Uma proposta de game design canvas unificado. XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames).

Savi, R. and Ulbricht, V. (2008). ”jogos digitais educacionais: Benefícios e desafios”. RENOTE, vol. 6, no. 2.
Publicado
2023-11-06
Como Citar
CARNEIRO, Alexandre Ribeiro; SARINHO, Victor Travassos. Life Green: Um Jogo Digital para a Conscientização Ambiental. Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), [S.l.], p. 1054-1059, nov. 2023. ISSN 0000-0000. Disponível em: <https://sol.sbc.org.br/index.php/sbgames_estendido/article/view/27896>. Acesso em: 18 maio 2024. doi: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.234020.