“Não Queima Meu LED!” - Um Jogo de Realidade Virtual para o Ensino de Circuitos Digitais
Resumo
A Realidade Virtual (RV) ganhou popularidade em ambientes educacionais nos últimos anos, através da criação de ambientes virtuais com uma rica experiência sensorial e uma boa experiência interativa. Este artigo apresenta a criação e o desenvolvimento de um jogo educacional para realidade virtual que ensina conceitos de circuitos digitais a estudantes universitários. O jogo incorpora componentes eletrônicos em um ambiente 3D gamificado, onde os usuários constroem circuitos específicos para avançar de nível. Como resultado, tem-se a criação de um jogo educacional em RV que torna o aprendizado de circuitos digitais menos tedioso e mais eficaz, tendo como base os resultados obtidos a partir do processo de validação aplicado ao projeto.
Palavras-chave:
Realidade Virtual, Serious Games, Circuitos Digitais
Referências
Fialho, A. B. (2018). Realidade Virtual e aumentada tecnologias para aplicações profissionais. Saraiva Educação SA.
Haase, J. (2022). Flipped classroom with digital circuits: An html5-based interactive simulation tool. In 2022 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON), pages 307–312. IEEE.
Petri, G., von Wangenheim, C. G., and Borgatto, A. F. (2018). Meega+: a method for the evaluation of educational games for computing education. INCoD–Brazilian Institute for Digital Convergence, pages 1–47.
Villena-Taranilla, R., Tirado-Olivares, S., Cozar-Gutierrez, R., and González-Calero, J. A. (2022). Effects of virtual reality on learning outcomes in k-6 education: A meta-analysis. Educational Research Review, 35:100434.
Zhu, W. and Wu, S. (2023). Design and implementation of digital circuit virtual simulation experimental system based on serious games. In Proceedings of the 2023 8th International Conference on Distance Education and Learning, pages 98–104.
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Zhu, W. and Wu, S. (2023). Design and implementation of digital circuit virtual simulation experimental system based on serious games. In Proceedings of the 2023 8th International Conference on Distance Education and Learning, pages 98–104.
Publicado
06/11/2023
Como Citar
MATOS, Odivio Caio Santos; SARINHO, Victor Travassos.
“Não Queima Meu LED!” - Um Jogo de Realidade Virtual para o Ensino de Circuitos Digitais. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2023
.
p. 1066-1071.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.233958.