Robolix: proposta de jogo educacional sobre o descarte correto de lixo eletrônico

  • Andrea Carla Vargas Rodrigues CEFET-RJ

Resumo


Este trabalho apresenta a proposta do jogo educacional “Robolix” que aborda, de maneira lúdica, informações sobre o descarte correto do lixo eletrônico, um problema crescente que apresenta riscos para o meio ambiente e para a saúde das pessoas. O protótipo do jogo foi bem aceito pelos participantes dos testes e o game pode colaborar, de alguma forma, para promover a conscientização sobre o problema do e-lixo na contemporaneidade.

Palavras-chave: e-lixo, serious game, preservação ambiental

Referências

ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial. (2013). Logística reversa de de equipamentos eletroeletrônicos – análise de viabilidade técnica e econômica. Brasília, novembro, 2013. Disponível em: [link]

Arvers, I. (2009). Serious Games. The International Digital Art Magazine.

Arruda, Valdeci; Violante, Lucas; Júnior, Ivaldir; Vieira, Jeferson. (2021) Ecobot: a gamificated app about electronic waste. In: Proceedings and Abstracts, 18th CONTECSI, 2021. DOI: 10.5748/18CONTECSI/COM/SOC/6836,

Dichev, C., & Dicheva, D. (2017). Gamifying education: what is known, what is believed and what remains uncertain: a critical review. International Journal of Educational Technology in Higher Education, 14(1), 9.

Dörner, R.; Göbel, S.; Effelsberg, W.; Wiemeyer, J. (2016). Introduction. In: Dörner, R.; Göbel, S.; Effelsberg, W.; Wiemeyer, J. (Eds.). Serious Games: Foundations, Concepts and Practice. Spinger Nature, Cham, p.1-34.

Duarte, Leonardo; Santos, Otávio; Albuquerque, Rafael; Abreu, Victor; Coutinho, Denilson; Ghetti, Tiago; Balista, Vania. (2018). PapaLixo: Um Jogo Sério para a Conscientização quanto o Descarte de Resíduos Sólidos. In: Proceedings of SbGames, Education Track, ISSN: 2179-2259.

Forti V., Baldé C.P., Kuehr R., Bel G. (2020). The Global E-waste Monitor 2020: Quantities, flows and the circular economy potential. United Nations University (UNU)/United Nations Institute for Training and Research (UNITAR) – co-hosted SCYCLE Programme, International Telecommunication Union (ITU) & International Solid Waste Association (ISWA), Bonn/Geneva/Rotterdam.

Mattos, K. M. da C., Mattos, K. M. da C., Perales, W. J. S. (2008). Os Impactos Ambientais Causados Pelo Lixo Eletrônico e o Uso da Logística Reversa Para Minimizar os Efeitos Causados ao Meio Ambiente. XXVIII Encontro Nacional De Engenharia De Produção, 11.

Michael, D.; Chen, S. 2006. Serious games: games that educate, train and inform. Thomson Course Technology PTR, Boston, 287p.

Prefeitura de Curitiba. (2015). Pró-Cidadania lança game que incentiva boas práticas e preservação do meio ambiente. Disponível em: [link]

Prensky, M. (2005). Computer games and learning: digital game-based learning. In: Raessens, J.; Goldstein, J. (Eds.). Handbook of Computer Game Studies. The MIT Press, Cambrigde and London, p.97-123.

Pires, Fernanda; Ferreira, Rafaela; Silva, Marcos; Batista, Jean; Franzola, Fabrizio; Freitas, Rosiane. (2018). EcoLogic: um jogo de estratégia para o desenvolvimento do pensamento computacional e da consciência ambiental. In: Anais dos Workshops do VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (WCBIE 2018)
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
RODRIGUES, Andrea Carla Vargas. Robolix: proposta de jogo educacional sobre o descarte correto de lixo eletrônico. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1078-1083. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.234209.