Until Afternoon Remake: um Jogo de Realidade Alternativa (ARG) para o uso no contexto universitário

  • Isadora de Oliveira Assunção UFSM
  • Ana Paula Prestes de Moraes UFSM
  • Eduardo Coppetti Radaelli UFSM
  • Luane Monfardini de Borba UFSM
  • Ana Luiza Brasil Campos UFSM
  • Marcelle Rosa de Oliveira UFSM
  • Suzana Toniolo Linhati UFSM
  • Susana Cristina dos Reis UFSM

Resumo


Este artigo descreve uma proposta de redesign de um Jogo de Realidade Alternativa (ARG), elaborado durante a disciplina de Games e Gamificação no Ensino de Línguas, ofertado na Universidade Federal de Santa Maria. Trata-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa, com a intenção propor um redesign de um ARG educacional criado inicialmente por um grupo de alunos do curso de Letras/Inglês. Os resultados descrevem as alterações propostas para o redesign sendo efetivado na proposta de aplicativo que permite a resolução dos desafios de modo imersivo por meio do uso de smartphones.

Palavras-chave: Jogo de Realidade Alternativa, Ensino de Língua Inglesa, Gamificação, Letramento Digital

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Publicado
06/11/2023
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ASSUNÇÃO, Isadora de Oliveira; MORAES, Ana Paula Prestes de; RADAELLI, Eduardo Coppetti; BORBA, Luane Monfardini de; CAMPOS, Ana Luiza Brasil; OLIVEIRA, Marcelle Rosa de; LINHATI, Suzana Toniolo; REIS, Susana Cristina dos. Until Afternoon Remake: um Jogo de Realidade Alternativa (ARG) para o uso no contexto universitário. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1096-1104. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.233994.