Aplicação de Técnicas de Gerenciamento de Projetos para desenvolvimento de jogos: um Estudo de Caso

  • Marcus Parreiras UFRJ
  • Pedro Marques UFRJ
  • Geraldo B. Xexéo UFRJ
  • José André CEFET-RJ

Resumo


Este artigo apresenta um estudo de caso para avaliar a viabilidade do uso de ferramentas de gerenciamento de projetos no desenvolvimento de um videogame específico. O artigo discute o uso de ferramentas como a Estrutura Analítica do Projeto (EAP) e o Dicionário da EAP, a Técnica de Avaliação e Revisão do Programa (PERT), o Método do Caminho Crítico (CPM), o Cronograma do Projeto, Análise e Previsão de Riscos, e Gerenciamento da Qualidade. A aplicação dessas ferramentas permitiu um planejamento de projeto eficaz, alocação de recursos, mitigação de riscos e garantia de qualidade. O artigo fornece insights sobre as implicações práticas do uso das ferramentas do PMBOK e oferece recomendações para sua aplicação bem-sucedida em projetos semelhantes.

Palavras-chave: Gestão, Gerenciamento, Projetos, Jogos

Referências

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Publicado
06/11/2023
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PARREIRAS, Marcus; MARQUES, Pedro; XEXÉO, Geraldo B.; ANDRÉ, José. Aplicação de Técnicas de Gerenciamento de Projetos para desenvolvimento de jogos: um Estudo de Caso. In: TRILHA DE INDÚSTRIA – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1138-1148. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.233889.