SafetyPlay Game Design - Projetando Jogos Com Propósito de Treinamentos de Segurança na Indústria

  • Roberto Rufino Júnior UNIRIO
  • Tadeu Moreira de Classe UNIRIO
  • Camila de Castro Lima IFSudeste

Resumo


Os acidentes de trabalho são uma preocupação para a indústria uma vez que podem gerar tanto perdas humanas quanto materiais. Uma maneira de mitigá-los é a realização de treinamentos de segurança eficientes mas, nem sempre, eles conseguem despertar o interesse e engajamento necessários dos treinados. Jogos com propósito são ferramentas muito usadas para treinamento em diversos contextos, sendo apontadas como abordagens inovadoras, imersivas e atraentes para isso mas, são complexas de se desenvolver. Neste artigo, é apresentado o SafetyPlay Game Design (SpGD), um método estruturado para a concepção de jogos de treinamento de segurança, com etapas bem definidas, que apoiam a tradução dos elementos do treinamento para um ambiente imersivo e lúdico do jogo. Além da demonstração do método, este estudo valida o SpGD através de entrevistas com game designers, especialistas na concepção de jogos de treinamento, sendo estas transcritas e analisadas por técnicas qualitativas de análise de discurso. Os resultados apontam evidˆencias de que o método SpGD é viável e útil para a concepção desses jogos, contribuindo assim, tanto para a o campo de design de jogos quanto para a indústria de forma geral, oportunizando, até mesmo, a criação de empreendimentos voltados especificamente para a concepção de jogos de treinamento de segurança.

Palavras-chave: Treinamento de Segurança, Indústria, Jogos com Propósito, Método de Design de Jogos, SafetyPlay Game Design

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Publicado
06/11/2023
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RUFINO JÚNIOR, Roberto; CLASSE, Tadeu Moreira de; LIMA, Camila de Castro. SafetyPlay Game Design - Projetando Jogos Com Propósito de Treinamentos de Segurança na Indústria. In: TRILHA DE INDÚSTRIA – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1161-1172. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.233864.