Neurofeedback e Eye Tracking como mecânicas de um Jogo Sério de apoio ao tratamento de neuropatias
Resumo
Este artigo apresenta, Don’t Get Baked, um Jogo Sério desenvolvido integrado às tecnologias de Eye Tracking e Neurofeedback, para apoiar o tratamento de neuropatias. O jogo foi desenvolvido de modo a não exigir movimentos manuais do paciente, que em vez disso, utiliza o foco visual para executar as ações do personagem no jogo. O jogo também é integrado com um sistema de neurofeedback, trazendo feedbacks visuais a partir dos sinais neurais do usuário. Esse modelo de interação, associado aos elementos lúdicos e desafiadores inerentes aos jogos, apoia no tratamento de neuropatias, como o TDAH.
Palavras-chave:
Jogo Sério, Neurofeedback, Eye Tracking
Referências
BIONEURO, BioNeuro Neuromodulação.Disponível em [link] acessado em: 28 de junho de 2023.
DIAS, Álvaro Machado. "Tendências do neurofeedback em psicologia: revisão sistemática." Psicologia em Estudo 15 (2010): 811-820.
FABIANA S.V. Machado, Anselmo Frizera, Assessing the mental state of attention using a neurofeedback system and serious game tool, Entertainment Computing, Volume 43, 2022, 100492, ISSN 1875-9521, DOI: 10.1016/j.entcom.2022.100492. [link].
GARCÍA-BAOS A, D’ Amelio T, Oliveira I, et al. Novel interactive eye-tracking game for training attention in children with attention-deficit/hyperactivity disorder. Prim Care Companion CNS Disord. 2019;21(4):19m02428.
GODOT, The game engine you’ve been waiting for. Disponível em [link] acessado em 28 de junho de 2023.
ICELERA, iBlue 52 Eletroencefalógrafo Portátil. Disponível em [link] acessado em: 28 de junho de 2023.
ISRASENA P, Jirayucharoensak S, Hemrungrojn S, Pan-Ngum S. Brain Exercising Games With Consumer-Grade Single-Channel Electroencephalogram Neurofeedback: Pre-Post Intervention Study. JMIR Serious Games. 2021 Jun 15;9(2):e26872. DOI: 10.2196/26872. PMID: 34128816; PMCID: PMC8277357.
MARQUES, Bianca Parulla. Mineração de dados e neurociência: um estudo de sinais cerebrais com base na modulação da amplitude. 2019. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional)- Faculdade de Modelagem Computacional.Universidade Federal do Rio Grande, 2019.
MINISTERIO DA SAÚDE, Entre 5% e 8% da população mundial apresenta Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade . Disponível em [link] acessado em: 28 de junho de 2023.
MONTEIRO, Giulia Tondin; ADAMATTI, Diana Francisca. Desenvolvimento de um Jogo Sério controlado por Neurofeedback para auxílio no tratamento de pessoas com TDAH. In: TRILHA DE SAÚDE – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. p. 867-876. DOI: 10.5753/sbgames_estendido.2021.19725.
PRECISION GAZE MOUSE, Control your mouse by looking at your screen.Disponível em [link] acessado em: 28 de junho de 2023.
SALVUCCI, Dario D.; R. Anderson, John (2018). Intelligent Gaze-Added Interfaces. Carnegie Mellon University.
VAN DOREN, Jessica et al. Sustained effects of neurofeedback in ADHD: a systematic review and meta-analysis. European child & adolescent psychiatry, v. 28, n. 3, p. 293-305, 2019.
WOLLMEISTER, Elinara (2019). Controle de ansiedade com predomínio de onda cerebral alfa de pulso médio na neurometria funcional. Revista Científica de Neurometria. Disponível em [link].
DIAS, Álvaro Machado. "Tendências do neurofeedback em psicologia: revisão sistemática." Psicologia em Estudo 15 (2010): 811-820.
FABIANA S.V. Machado, Anselmo Frizera, Assessing the mental state of attention using a neurofeedback system and serious game tool, Entertainment Computing, Volume 43, 2022, 100492, ISSN 1875-9521, DOI: 10.1016/j.entcom.2022.100492. [link].
GARCÍA-BAOS A, D’ Amelio T, Oliveira I, et al. Novel interactive eye-tracking game for training attention in children with attention-deficit/hyperactivity disorder. Prim Care Companion CNS Disord. 2019;21(4):19m02428.
GODOT, The game engine you’ve been waiting for. Disponível em [link] acessado em 28 de junho de 2023.
ICELERA, iBlue 52 Eletroencefalógrafo Portátil. Disponível em [link] acessado em: 28 de junho de 2023.
ISRASENA P, Jirayucharoensak S, Hemrungrojn S, Pan-Ngum S. Brain Exercising Games With Consumer-Grade Single-Channel Electroencephalogram Neurofeedback: Pre-Post Intervention Study. JMIR Serious Games. 2021 Jun 15;9(2):e26872. DOI: 10.2196/26872. PMID: 34128816; PMCID: PMC8277357.
MARQUES, Bianca Parulla. Mineração de dados e neurociência: um estudo de sinais cerebrais com base na modulação da amplitude. 2019. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional)- Faculdade de Modelagem Computacional.Universidade Federal do Rio Grande, 2019.
MINISTERIO DA SAÚDE, Entre 5% e 8% da população mundial apresenta Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade . Disponível em [link] acessado em: 28 de junho de 2023.
MONTEIRO, Giulia Tondin; ADAMATTI, Diana Francisca. Desenvolvimento de um Jogo Sério controlado por Neurofeedback para auxílio no tratamento de pessoas com TDAH. In: TRILHA DE SAÚDE – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. p. 867-876. DOI: 10.5753/sbgames_estendido.2021.19725.
PRECISION GAZE MOUSE, Control your mouse by looking at your screen.Disponível em [link] acessado em: 28 de junho de 2023.
SALVUCCI, Dario D.; R. Anderson, John (2018). Intelligent Gaze-Added Interfaces. Carnegie Mellon University.
VAN DOREN, Jessica et al. Sustained effects of neurofeedback in ADHD: a systematic review and meta-analysis. European child & adolescent psychiatry, v. 28, n. 3, p. 293-305, 2019.
WOLLMEISTER, Elinara (2019). Controle de ansiedade com predomínio de onda cerebral alfa de pulso médio na neurometria funcional. Revista Científica de Neurometria. Disponível em [link].
Publicado
06/11/2023
Como Citar
MORENO, Alejandro Elias Lima; RIBEIRO, Victoria Medeiros da Frota; CUNHA NETO, Joel Sotero da; FONTES, Yuri Nekan Soares; FERREIRA NETO, José Fernando Rodrigues; SILVA, Tamires de Sousa; PEREIRA, Jonatas Silva; VASCONCELLOS FILHO, José Eurico de.
Neurofeedback e Eye Tracking como mecânicas de um Jogo Sério de apoio ao tratamento de neuropatias. In: TRILHA DE SAÚDE – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2023
.
p. 1248-1259.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.234114.