Neurofeedback e Eye Tracking como mecânicas de um Jogo Sério de apoio ao tratamento de neuropatias

  • Alejandro Elias Lima Moreno UNIFOR
  • Victoria Medeiros da Frota Ribeiro UNIFOR
  • Joel Sotero da Cunha Neto UNIFOR
  • Yuri Nekan Soares Fontes UNIFOR
  • José Fernando Rodrigues Ferreira Neto UNIFOR
  • Tamires de Sousa Silva UNIFOR
  • Jonatas Silva Pereira UNIFOR
  • José Eurico de Vasconcellos Filho UNIFOR

Resumo


Este artigo apresenta, Don’t Get Baked, um Jogo Sério desenvolvido integrado às tecnologias de Eye Tracking e Neurofeedback, para apoiar o tratamento de neuropatias. O jogo foi desenvolvido de modo a não exigir movimentos manuais do paciente, que em vez disso, utiliza o foco visual para executar as ações do personagem no jogo. O jogo também é integrado com um sistema de neurofeedback, trazendo feedbacks visuais a partir dos sinais neurais do usuário. Esse modelo de interação, associado aos elementos lúdicos e desafiadores inerentes aos jogos, apoia no tratamento de neuropatias, como o TDAH.
Palavras-chave: Jogo Sério, Neurofeedback, Eye Tracking

Referências

BIONEURO, BioNeuro Neuromodulação.Disponível em [link] acessado em: 28 de junho de 2023.

DIAS, Álvaro Machado. "Tendências do neurofeedback em psicologia: revisão sistemática." Psicologia em Estudo 15 (2010): 811-820.

FABIANA S.V. Machado, Anselmo Frizera, Assessing the mental state of attention using a neurofeedback system and serious game tool, Entertainment Computing, Volume 43, 2022, 100492, ISSN 1875-9521, DOI: 10.1016/j.entcom.2022.100492. [link].

GARCÍA-BAOS A, D’ Amelio T, Oliveira I, et al. Novel interactive eye-tracking game for training attention in children with attention-deficit/hyperactivity disorder. Prim Care Companion CNS Disord. 2019;21(4):19m02428.

GODOT, The game engine you’ve been waiting for. Disponível em [link] acessado em 28 de junho de 2023.

ICELERA, iBlue 52 Eletroencefalógrafo Portátil. Disponível em [link] acessado em: 28 de junho de 2023.

ISRASENA P, Jirayucharoensak S, Hemrungrojn S, Pan-Ngum S. Brain Exercising Games With Consumer-Grade Single-Channel Electroencephalogram Neurofeedback: Pre-Post Intervention Study. JMIR Serious Games. 2021 Jun 15;9(2):e26872. DOI: 10.2196/26872. PMID: 34128816; PMCID: PMC8277357.

MARQUES, Bianca Parulla. Mineração de dados e neurociência: um estudo de sinais cerebrais com base na modulação da amplitude. 2019. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional)- Faculdade de Modelagem Computacional.Universidade Federal do Rio Grande, 2019.

MINISTERIO DA SAÚDE, Entre 5% e 8% da população mundial apresenta Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade . Disponível em [link] acessado em: 28 de junho de 2023.

MONTEIRO, Giulia Tondin; ADAMATTI, Diana Francisca. Desenvolvimento de um Jogo Sério controlado por Neurofeedback para auxílio no tratamento de pessoas com TDAH. In: TRILHA DE SAÚDE – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. p. 867-876. DOI: 10.5753/sbgames_estendido.2021.19725.

PRECISION GAZE MOUSE, Control your mouse by looking at your screen.Disponível em [link] acessado em: 28 de junho de 2023.

SALVUCCI, Dario D.; R. Anderson, John (2018). Intelligent Gaze-Added Interfaces. Carnegie Mellon University.

VAN DOREN, Jessica et al. Sustained effects of neurofeedback in ADHD: a systematic review and meta-analysis. European child & adolescent psychiatry, v. 28, n. 3, p. 293-305, 2019.

WOLLMEISTER, Elinara (2019). Controle de ansiedade com predomínio de onda cerebral alfa de pulso médio na neurometria funcional. Revista Científica de Neurometria. Disponível em [link].
Publicado
06/11/2023
MORENO, Alejandro Elias Lima; RIBEIRO, Victoria Medeiros da Frota; CUNHA NETO, Joel Sotero da; FONTES, Yuri Nekan Soares; FERREIRA NETO, José Fernando Rodrigues; SILVA, Tamires de Sousa; PEREIRA, Jonatas Silva; VASCONCELLOS FILHO, José Eurico de. Neurofeedback e Eye Tracking como mecânicas de um Jogo Sério de apoio ao tratamento de neuropatias. In: TRILHA DE SAÚDE – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1248-1259. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.234114.