Gamificação na Reabilitação Física de Amputados: Uma Abordagem Baseada em Jogo Sério

  • Rafael Luz Melo UNIPAMPA
  • Douglas Aquino T. Mendes UNIPAMPA
  • Érico Marcelo Hoff do Amaral UNIPAMPA
  • Julio Saraçol Domingues Júnior UNIPAMPA

Resumo


Este artigo descreve uma solução que almeja tornar o processo de reabilitação física mais atrativo para amputados, por meio de uma solução baseada em informática médica e gamificação. Considerando as dificuldades do paciente durante as sessões de fisioterapia (como traumas, dores do processo de recuperação e a motivação), este trabalho propõe um jogo sério usando sensores e microcontroladores que permitem sessões mais envolventes e desafiadoras. Pretende-se com esta abordagem descontraída, direcionar o paciente a um estado de imersão no tratamento, resultando em uma maior efetividade na fisioterapia, além de fornecer uma ferramenta para o terapeuta acompanhar a evolução dos pacientes durante este processo. Alguns experimentos inicias foram efetuados e os resultados demonstraram que a ferramenta é promissora na proposta de um ambiente de reabilitação física mais lúdico e motivador.

Palavras-chave: Reabilitação Física, Sistemas Embarcados, Jogos Sérios

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Publicado
06/11/2023
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MELO, Rafael Luz; MENDES, Douglas Aquino T.; AMARAL, Érico Marcelo Hoff do; DOMINGUES JÚNIOR, Julio Saraçol. Gamificação na Reabilitação Física de Amputados: Uma Abordagem Baseada em Jogo Sério. In: TRILHA DE SAÚDE – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1292-1302. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.234205.